Planejamento Estratégico do Município de Itajaí mapeia ações imediatas

Ferramentas de acompanhamento remoto permitem saber o andamento de ações da Prefeitura
Data de inclusão: 09/02/2018 09:36

Os projetos e ações desenvolvidos pelo Município de Itajaí são acompanhados em todas as etapas pelo Planejamento Estratégico do Município de Itajaí – PEMI 2040. O monitoramento é possível por meio de instrumentos de tecnologia da informação desenvolvidos para o planejamento. As ferramentas são embasadas por dados fornecidos pelas secretarias, fundações e autarquias do executivo municipal.

“Estas informações norteiam a gestão estratégica formando uma base fundamental para que os objetivos sejam alcançados”, esclarece Alcides Volpato, Coordenador Técnico do PEMI. Para Volpato, estes instrumentos são necessários para conduzir o município na busca de uma melhor prestação de serviços à sociedade, de uma gestão moderna, sustentável e transparente. “Eles promovem uma convergência de metas e um direcionamento mais efetivo dos investimentos necessários e da força de trabalho do capital social da Prefeitura”, complementa.

As informações e indicadores são fontes de informações determinantes para a criação de projetos e a captação de recursos. Os dados também são referência para os segmentos do Planejamento Estratégico: PEMI Gestão e PEMI ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável).

“Mensalmente os pontos de gestão têm de enviar as atividades desenvolvidas, chamadas ações imediatas, que prestam contas à gestão do executivo e possibilitam um melhor desempenho e o esclarecimento de possíveis embaraços nos processos”, informa Inairá Cardoso, Assessora do PEMI.

PEMI 2040

O PEMI 2040 é um plano de administração pública do Município de Itajaí que formula metas e objetivos sólidos que devem ser cumpridos a curto, médio e longo prazo.

Um dos segmentos do PEMI 2040 é o PEMI Gestão. Responsável por formular e administrar programas e ações de curto, médio e de longo prazo do Município de Itajaí. Para a definição dessas ações e projetos foram utilizadas diferentes estratégias durante todo o ano de 2017 como as Rodas de Conversa com os servidores Oficinas para o Futuro, PEMI Jovens e PEMI Bairros, além dos indicadores fornecidos pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

As ações foram definidas com base em quatro dimensões: meio ambiente e governança, econômica, desenvolvimento social e infraestrutura. Elas se desdobram nas diversas áreas do Município de Itajaí. As dimensões seguem a agenda do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina, promovida pela Secretaria de Estado de Planejamento em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os resultados do PEMI já são percebidos e financiamentos internacionais, nacionais e estaduais já atendem as demandas que emergiram, por exemplo, de lideranças do Município de Itajaí que colaboraram na construção das propostas nas Oficinas Itajaí do Futuro.

Informações Adicionais:
Planejamento Estratégico do Município de Itajaí – PEMI 2040