Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Defesa Civil monitora áreas de risco para deslizamentos

Em caso de emergência, órgão orienta ligar para 199 ou 193 do Corpo de Bombeiros
Data de inclusão: 10/01/2018 15:10

A Coordenadoria de Defesa Civil de Itajaí está monitorando locais de risco para deslizamentos. De acordo com a equipe, caso seja notada qualquer mudança no solo, entre em contato pelo número 199 ou pelo telefone do Corpo de Bombeiros 193.

A Defesa Civil disponibiliza também um aplicativo disponível nos sistemas iOS e Android, em que os usuários conseguem acompanhar todos os boletins emitidos pelo órgão e ainda notificar ocorrências com registro fotográfico.

O deslizamento é um fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de “encostas”, “pendentes” ou “escarpas”.

“Estamos monitorando todas as áreas consideradas de risco. O solo está bem encharcado e estamos acompanhando as áreas mais vulneráveis”, destaca o coordenador da Defesa Civil, Carmo Dias.

O que devo fazer?

Avise aos seus vizinhos sobre o perigo, no caso de casas construídas em áreas de risco de deslizamento. Avise, também, imediatamente ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil;

Convença as pessoas que moram nas áreas de risco a saírem de casa durante as chuvas;

Você pode fazer junto com a sua comunidade um plano de evacuação;

Se você está morando numa área de risco, tenha com sua vizinhança um plano de evacuação com um sistema de alarme. É um plano que permite salvar a sua vida e de seus vizinhos. Caso a localidade onde você mora ainda não tem esse plano, converse com o Prefeito e o Coordenador de Defesa Civil;

Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água, avise imediatamente a Defesa Civil.

_____________________
Informações adicionais:

Defesa Civil
3341-6199

Imagens relacionadas

Defesa Civil monitora áreas de risco para deslizamentos
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí