Técnica do Ministério da Saúde visita UPAs de Itajaí

Objetivo é habilitar e qualificar as unidades do Centro Integrado de Saúde e de Cordeiros
Data de inclusão: 11/12/2017 17:02

Uma consultora técnica da Coordenação de Urgência e Emergência (CGUE) do Ministério da Saúde esteve em Itajaí, nesta segunda-feira (11), para fazer uma visita nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro Integrado de Saúde (CIS) e de Cordeiros. O objetivo foi avaliar a estrutura e o fluxo de atendimento para fazer a qualificação das unidades e habilitar o município a receber um valor mensal para custeio dos serviços. A agilidade na realização da vistoria foi uma das demandas solicitadas pelo prefeito Volnei Morastoni ao Governo Federal, em Brasília.

A UPA 24h do CIS é de porte III e possui 2.050 metros quadrados de área construída. A estrutura conta com consultórios adultos e pediátricos, sala de curativos, eletrocardiograma, radiologia própria, sala de emergência, farmácia e 30 leitos para observação. Já a UPA de Cordeiros é de porte I, com 1.500 metros quadrados de área física, divididos em consultórios médicos, salas de exames, raio-x, farmácia, sala de imobilização de fraturas, sala de urgência, sala de eletrocardiografia, salas de observação e de coleta de materiais.

“Eu gostei bastante das duas UPAs, vou indicar algumas melhorias de fluxo na UPA III e dar sugestões para a UPA I, mas são estruturas boas e que têm resolutividade. Parabéns ao secretário, que está fazendo seu papel e orientando a comunidade que a UPA é um local para urgências e emergências”, afirmou Carinna Alves Ferreira, consultora técnica da CGUE.

Com a qualificação das UPAs, Itajaí fica habilitada a receber R$ 570 mil por mês do Ministério da Saúde para custeio dos serviços de urgência e emergência – R$ 500 mil para a UPA do CIS e R$ 70 mil para a UPA de Cordeiros. Ainda não há prazo para a habilitação e a qualificação das unidades ser homologada pelo Governo Federal.

“O credenciamento dessas unidades será muito importante para conseguirmos melhorar ainda mais os serviços oferecidos à população. Esperamos que esse repasse venha ainda em 2017 para dar novo fôlego aos investimentos em saúde nos próximos anos”, comentou o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, durante as visitas.

__________________________
Informações adicionais: