Prova da Guarda Municipal de Itajaí é realizada neste domingo

Candidatos participaram da primeira etapa do concurso público que dispõe 60 vagas
Data de inclusão: 26/11/2017 15:09

Candidatos de todas as partes do país vieram para Itajaí neste fim de semana para realizar o concurso da Guarda Municipal. São 11 mil pessoas que disputam uma das 60 vagas disponíveis com remuneração base de R$ 3.030,80. Nesta primeira fase do concurso, serão selecionados para o teste de aptidão física os 300 primeiros colocados na prova objetiva.

Daniel Ferreira Soares, 31 anos, veio de Belo Horizonte (MG), desembarcou no aeroporto de Joinville e chegou a Itajaí na manhã de domingo (26) para realizar a prova. Embora empregado como motorista do transporte coletivo no Sudeste do país, encontrou no concurso da Guarda uma oportunidade de oferecer mais qualidade de vida à família.

As candidatas mulheres também marcaram presença. Caroline Chimka, 23, é agente da Polícia Militar de Navegantes e tem estudado para concursos. Ela considera o salário base, somado aos adicionais noturno e de periculosidade, uma remuneração que justifica a concorrência: são quase 200 candidatos disputando uma vaga.

Desempregado em Belém (PA), o engenheiro civil Ricardo Rodrigues, 29, está em busca de oportunidades na região Sul. Após meses de estudo, ele realizou a prova em três horas, sendo o último a deixar a sala de aula. Ficou até o final para responder todas as 40 questões com segurança. “A prova estava boa, não foi muito complexa mesmo para quem não se dedicou tanto para o concurso. Vou torcer para tirar uma pontuação alta”, comenta.

As provas foram realizadas em 23 instituições de ensino de Itajaí e Balneário Camboriú. Os portões fecharam às 8h50 e os candidatos que perderam a hora não puderam participar do concurso.

O gabarito da prova deve ser disponibilizado até às 23h59 de hoje no site www.unisociesc.com.br/concursos. Cada questão assinalada corretamente vale 2,5 pontos. Serão considerados reprovados na primeira fase do concurso os candidatos que obtiverem nota inferior a 60 na prova objetiva.

Próximas etapas
O concurso da Guarda Municipal de Itajaí é composto ainda por outras três etapas eliminatórias: teste de aptidão física; avaliação psicológica; avaliação de saúde ocupacional e investigação social. O candidato considerado apto na última avaliação, será designado como “aluno da guarda municipal”. O curso de formação profissional será oferecido pelo Município de Itajaí em uma instituição de Florianópolis.

O curso de formação também tem caráter classificatório e eliminatório. O aluno deverá cumprir 850 horas de aulas em até seis meses. Após a conclusão do curso, os candidatos serão reclassificados seguindo a ordem da média final de aproveitamento do curso.

Karine Mendonça

Prova da Guarda Municipal de Itajaí é realizada neste domingo