Iniciado processo de expansão da capacidade viária no Município de Itajaí

Demolição de imóveis neste sábado (25) e domingo (26) é primeiro passo para implantação de binários
Data de inclusão: 26/11/2017 14:36

A demolição dos imóveis localizados entre as ruas Coronel José Eugênio Müller, Alberto Werner e a Travessa André Barbi neste sábado (25) foi classificada como um marco histórico pelo Prefeito Volnei Morastoni. Durante toda a tarde, escavadeiras trabalharam na derrubada dos três imóveis desapropriados pelo Município de Itajaí. Para o Prefeito, a ação é um ato simbólico, porque “estamos inaugurando um novo momento na nossa cidade. Daqui para frente, várias desapropriações irão permitir mudanças importantes em todos nosso sistema viário ”.

A área de demolição é considerada pelos técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo como o coração de dois novos binários em Itajaí. O espaço deixado pelos imóveis dará lugar a uma via que interligará as ruas Coronel José Eugênio Müller, Alberto Werner, Brusque e Juvenal Garcia.

Os imóveis foram derrubados durante a tarde de sábado (25), mas o recolhimento dos entulhos segue durante todo o domingo (26). As desapropriações e planejamento da nova organização do trânsito são de responsabilidade da Secretaria de Urbanismo e a demolição é realizada pela Secretaria de Obras e Serviços Municipais.

O prolongamento da Rua Alberto Werner liga seus mais de 1,5 quilômetros à Rua Brusque. Para que a via iniciada na Rua Irineu Bornhausen possa ser conectada, foram desapropriados três imóveis em investimentos de quase dois milhões de reais. Já a Rua Juvenal Garcia terá mais de um quilometro de extensão para se ligar na Rua Brusque. Para esta ação, serão necessárias 10 desapropriações, sendo sete completas e três parciais. O processo está em fase de definição dos valores de indenização dos imóveis.

Entenda as mudanças para o futuro da malha viária em Itajaí

Com os prolongamentos das ruas Alberto Werner e Juvenal Garcia ligadas na Rua Brusque será possível implantar dois binários concomitantes no Centro de Itajaí. Um será a finalização do binário entre as ruas José Eugênio Müller e Alberto Werner que hoje se encontra parcial até a altura da Rua Emília Kuhn da Silva. O outro binário envolveria as ruas Brusque e Juvenal Garcia e ruas adjacentes para interligação e retorno das vias.

Além dos binários entre as ruas Alberto Werner e José Eugênio Müller e as ruas Juvenal Garcia e Brusque outras desapropriações deverão prolongar mais duas vias em Itajaí e garantir maior mobilidade. O prolongamento das ruas Umbelino Damásio de Brito e Herculano Corrêa possibilitará os binários entre as Ruas Uruguai e Umbelino de Brito e outro entre as avenidas Marcos Konder e Sete de Setembro.

Informações Adicionais:
Secretaria Municipal de Urbanismo