Rádio Costeira traz balanço do mês de outubro

1.760 informações foram trocadas entre a Rádio e a frota pesqueira da região
Data de inclusão: 08/11/2017 10:55

A Secretaria Municipal da Pesca e Aquicultura em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí, mantém o projeto Rádio Costeira de Itajaí que atende as embarcações nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Com sede em Itajaí, o sinal alcança desde o Chuí até o litoral do Espírito Santo para emitir boletins de previsão do tempo e avisos aos navegantes.

No relatório de prestação de contas foram apresentadas 1.760 informações trocadas entre a Rádio Costeira e a frota pesqueira da região. O destaque é para as informações de situação da embarcação. Foram 356 durante o trabalho, 206 solicitações de previsão do tempo, e 191 atendimentos de Socorro, Urgência e Segurança.

O trabalho feito com as famílias, recebeu 43 recados, entre eles, 8 de origem particular ou familiar e 35 relacionados a descarga. As famílias utilizam do site da Prefeitura de Itajaí, Intranet/Radio Costeira para saber da posição e situação da embarcação.

Foram elaboradas 31 previsões de tempo exclusivas para o Litoral centro-sul do Brasil, com foco na área costeira onde atuam as embarcações da região. A previsão do tempo é elaborada pelo Laboratório de Climatologia da UNIVALI. Estas previsões são transmitidas para bordo em canal específico de transmissão 7 vezes ao dia.O total de outubro foi de 217 transmissões. Além destas transmissões oficiais, houve 206 transmissões da previsão por solicitação das embarcações, algumas de lazer, com o total de 423 transmissões.

Em conjunto com a Previsão do Tempo elaborada pela UNIVALI foram transmitidas 28 vezes a previsão da Marinha do Brasil para alertas de mau tempo nas áreas: Alfa, Bravo e Charlie. Em 190 situações socorro, urgência e segurança, 182 se fizeram ao início das transmissões solicitadas pela Petrobrás. Oito transmissões de embarcações à deriva devido a problemas mecânicos e uma relacionada a problemas eletrônico.

O relatório da Rádio Costeira também informou sobre os horários de maior atividade nas transmissões, Horários de maior movimento. Das 12h às 18h (com 857 informações) e das 6h às 12h (com 551 transmissões).

A Rádio Costeira de Itajaí têm como objetivos atender as solicitações do trabalhador ou pescador em alto mar e de suas famílias, fornecer boletins e repassar informações meteorológicas, além de oferecer orientações para o atendimento de situações de emergência aos tripulantes de barcos pesqueiros.

Informações Adicionais:
Secretaria Municipal da Pesca e Aquicultura