4º Seminário Itajaiense de Capacitação Profissional reúne mais de 400 pessoas

Evento contou com palestra sobre o mercado de trabalho e mesa redonda com empresários
Data de inclusão: 01/11/2017 16:23

O 4º Seminário Itajaiense de Capacitação Profissional, realizado na segunda (30) e terça-feira (31) pela Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FEAPI), reuniu mais de 400 pessoas no auditório do Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira. Entre os participantes, destaque para o expressivo número de jovens de escolas públicas, que vieram em três ônibus cedidos pela Secretaria Municipal de Educação. Além deles, alunos da FEAPI de diversas idades, e também a comunidade, receberam importantes dicas sobre o mercado de trabalho.

PALESTRA

No primeiro dia, os trabalhos começaram com o palestrante Rogério Benche, falando sobre o tema: "Como conquistar o mercado de trabalho. Competências necessárias". De uma forma interativa e com dinâmicas, Rogério tratou questões que vão desde o comportamento de um profissional dentro de uma empresa, até à persistência para obter crescimento pessoal. Em uma das dinâmicas, Benche amarrou dois jovens com uma corda pelo braço, e os desafiou a soltarem-se. Enquanto a dupla arrancava boas gargalhadas do público na tentativa, Rogério em menos de 15 segundos desamarrou os jovens: “Estão vendo? Quando você adquire experiência, aquilo que antes parecia difícil acaba tornando-se muito simples. Mas é preciso ir atrás desta experiência”, disse.

MESA REDONDA

O conhecimento adquirido na segunda-feira fez com que novamente o auditório do Centreventos ficasse cheio na segunda noite, onde uma mesa redonda formada por diversos empresários da região esclareceu diversas dúvidas do público presente. Entre os presentes, na mesa redonda, estiveram: Cláudia Alves, chefe de Recursos Humanos da Distribuidora Muller; Seizo Veno Júnior, sócio-proprietário da Estágios CIN; Valério Néis, proprietário da Dinâmica RH; Orfília Bianchi, gerente da Natura; Tertuliano Fisher, proprietário da Porto Container; Jorge Neves Filho, presidente do SINDIPI; Camila Barbosa, diretora nacional da Mary Kay; Jonas Hostin, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda; e Alexandre Balbino, representante da SINDUSCON e sócio-proprietário da Prime Construtora.

Dentre as principais falas, Tertuliano Fisher, proprietário da Porto Container, destacou a importância do comprometimento em uma organização: “As empresas procuram profissionais comprometidos, que vistam a camisa. Isso precisa ser levado em conta, principalmente pela juventude. É preciso ter compromisso com o trabalho”, disse. Camila Barbosa, diretora nacional da Mary Kay, falou sobre o desafio de acreditar em si próprio: “Às vezes as pessoas podem duvidar do objetivo de vocês. Mas não deem bola quando não acreditam nos seus sonhos, nos seus projetos. Importante é persistir para que eles aconteçam”, declarou.

MAIS QUALIFICAÇÃO

Sarah Pelim, 17 anos, é aluna da E.E.B. Deputado Nilton Kucker, e também veio em um dos três ônibus que transportou estudantes de sua Escola e também da E.E.B. Nereu Ramos, e E.B. Gaspar da Costa Moraes. Para a jovem, que está no terceiro ano do Ensino Médio, o 4º Seminário Itajaiense de Capacitação Profissional agregou muito no seu conhecimento sobre o mercado: “As dicas que recebemos aqui vão ficar guardadas na minha memória, e vou procurar coloca-las em prática na minha empresa e na minha vida”.

O prefeito em exercício de Itajaí, Marcelo Sodré, impressionou-se com a empolgação da juventude no evento: “Todo mundo passa por uma trajetória para alcançar o sucesso. Tenho certeza que essa juventude aqui presente também está trilhando uma. Precisam agora é de determinação, e cada vez mais qualificação”, disse.

Para Daniela Barbetta, superintendente da FEAPI, o Seminário contribuiu para tornar os participantes mais competitivos no mercado de trabalho: “Todos aqueles que participaram da palestra e da mesa redonda já adquiriram um enorme conhecimento para a sua vida. Mas, além disso, estaremos certificando esse público, para que possam incrementar o seu currículo”, declarou.

O 4º Seminário Itajaiense de Capacitação Profissional foi realizado com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Mary Kay através da maquiadora Leila Schneider, Natura, e Unisosiesc. No encerramento do evento, dois kits da Natura e uma bolsa de estudos da Unisosiesc foram sorteados para o público presente.

Para mais informações:

FEAPI