Conferência discute propostas para promover igualdade racial em Itajaí

Data de inclusão: 01/11/2017 15:12

“O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos”. Esse foi o tema da Conferência Microrregional de Promoção da Igualdade Racial, que acontece durante essa terça-feira (31) no Auditório do Paço Municipal. Na ocasião, também foram eleitos delegados que representarão Itajaí e região na Conferência Estadual.

“Vocês devem não só sugerir propostas para o país, mas também construir uma política municipal de igualdade racial aqui em Itajaí.”, alertou o professor Doutor Paulino de Jesus Francisco Cardoso, palestrante do dia.

Paulino ainda falou sobre a história do racismo no Brasil e recordou das políticas públicas para igualdade racial instituídas no primeiro Governo do Prefeito Volnei Morastoni. “Raça e racismo não podem ser discutidos apenas entre a população negra. Também devemos pensar o lugar do branco nesse país.”, concluiu.

Os participantes foram divididos em quatro eixos com relação ao tema principal para apresentarem propostas para a Conferência Estadual. Eixo 1: Reconhecimento dos Afrodescendentes. Eixo 2: Garantia de Justiça aos Afrodescendentes. Eixo 3: Desenvolvimento dos Afrodescendentes. E por fim, no Eixo 4: Discriminação Múltipla ou Agravada dos Afrodescendentes.

“Estamos aqui para nos organizamos como comunidade e também para relembrar que a construção desse país se fez através do trabalho do povo negro.”, encerrou a Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí, Eugênia Maria da Silva Brito Francelino.

________________________

Informações Adicionais