Defesa Civil de Itajaí presta contas em fórum permanente

Evento contou com presença de autoridades, técnicos, membros da Defesa Civil estadual e de outros municípios
Data de inclusão: 10/10/2017 17:54

O Fórum Permanente de Proteção e Defesa Civil de Itajaí realizado na tarde desta terça-feira (10) reuniu representantes dos órgãos oficiais, técnicos e autoridades no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí. Palestras abordaram os temas de prevenção, capacitação, planejamento, clima e investimentos em prevenção.

Na abertura do fórum, o vice-prefeito Marcelo Sodré, destacou a importância do trabalho desempenhado pela Defesa Civil de Itajaí e a necessidade de buscar soluções para evitar e solucionar os problemas. “Não podemos enfrentar a natureza, nós temos que aprender a conviver com essas características, porque desde a fundação da cidade se tem registros de inundações e enchentes”, destacou.

O Coordenador da Defesa Civil do Município de Itajaí, Carmo Dias, lembrou o caráter de prestação de serviço do evento: “de forma transparente podemos fazer o melhor para o nosso povo”.

Serviços realizados

Durante os primeiros meses de governo, a Defesa Civil de Itajaí enfrentou cinco desastres naturais entre inundações, enxurradas, vendaval e deslizamentos. Nessas intempéries os agentes realizaram 217 atendimentos.

Mais do que os serviços realizados em ocorrências, o destaque fica com as ações de prevenção. O órgão realizou fiscalizações de transporte rodoviário e de produtos perigosos e dos abrigos para desalojados. Instituiu o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, além de atualizar o plano de contingência. Também foi adquirido um pacote de mensagens de alerta via SMS, o desenvolvimento de um jogo em versão beta e promovido capacitações para a população e o corpo técnico da coordenadoria.

Após a prestação de contas do órgão municipal, o coordenador regional estadual da Defesa Civil, Eliezer Cardoso, apresentou os investimentos do Governo do Estado que impactaram na região. São radares, elevações de barragens e assinatura da ordem de serviço das barragens de Botuverá e Vidal Ramos.
Informações Adicionais:

Defesa CIvil de Itajaí