Conservatório de Música de Itajaí abre processo seletivo para novos alunos

Inscrições vão de 16 de outubro a 24 de novembro
Data de inclusão: 09/10/2017 15:27

O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues abre processo seletivo para novos alunos em 2018. Os candidatos podem optar pelo curso em onze modalidades: piano, violão, contrabaixo, guitarra, bateria, percussão, canto, saxofone, flauta, trompete e trombone. As inscrições gratuitas encerram em 24 de novembro. O curso tem duração de três anos e é custeado pelo Município de Itajaí por meio da Fundação Cultural.

Além das técnicas específicas, o aluno selecionado estudará também disciplinas prático-teóricas: teoria musical, harmonia, rítmica, tecnologia em música, prática de conjunto, canto coral e arranjo. O curso totaliza 900 horas de formação. O aluno deve frequentar as aulas em um dos três turnos disponíveis (matutino, vespertino e noturno).

As inscrições para participar do processo seletivo devem ser feitas na secretaria da Casa de Cultura Dide Brandão de 16 de outubro a 24 de novembro. As provas de seleção serão em 02 de dezembro (prova de teoria musical) e de 11 a 13 de dezembro (provas práticas).

Na prova de teoria musical, o candidato será avaliado quanto aos conhecimentos básicos da música e sua aplicação. A avaliação abrange conteúdos como leitura na clave de sol e fá, regras de notação e grafia musical, unidades de tempo e de compasso, escalas, entre outros.

Para a prova prática, o candidato deverá será executar uma peça de livre escolha e uma peça de confronto que será disponibilizada 30 dias antes da realização da prova. Além disso, leitura a primeira vista de partitura para instrumentos melódicos (sax, flauta, trombone e trompete) e rítmicos (bateria e percussão), leitura de partituras e cifras para instrumentos harmônicos (violão, guitarra, piano e contrabaixo). Para os candidatos ao curso de canto, será exigido solfejo melódico a primeira a vista. Na execução das peças será avaliado o desempenho técnico-interpretativo do candidato.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital. Clique aqui para baixar o documento ou acesse conservatorio.itajai.sc.gov.br na seção “Downloads” ou “Como Ingressar”.

De acordo com o diretor do Conservatório, Eliezer Patissi, Itajaí tem uma forte vocação musical e a cada ano aumenta a procura de músicos por profissionalização. Ao longo de 10 anos de história, a instituição já formou vários músicos que atuam profissionalmente com trabalhos consolidados e premiados. “É muito gratificante poder oferecer esta oportunidade e fortalecer ainda mais o cenário musical em nossa cidade e região”, destaca Eliezer.

O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues é uma instituição da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural, cujas atividades são desenvolvidas em parceria com Associação Proarte de Itajaí. Fica localizado junto à Casa da Cultura Dide Brandão no calçadão Hercílio Luz, 655, Centro.

_______________________
Informações adicionais: