Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Programação completa da 11ª Primavera dos Museus em Itajaí

Abertura da exposição no Museu Histórico mudou de terça (19) para quinta-feira (21)
Data de inclusão: 15/09/2017 17:35

Atualizado em 18/09/2017 às 15:00 - alterações em amarelo

Em setembro, Itajaí ficará mais florida com histórias e memórias da nossa gente. O município integra a programação nacional da 11ª Primavera dos Museus e contará com abertura de uma nova exposição sobre a história de Marcos Konder, importante figura política que dá nome ao palácio onde se encontra o Museu Histórico de Itajaí. As visitações iniciam no dia 21 de setembro (quinta-feira), a partir das 13h30. Outras atividades gratuitas integram o cronograma organizado pela Fundação Genésio Miranda Lins (FGML).

A partir do tema “Museu e suas Memórias”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a nova exposição “Marcos Konder: da cidade ao museu” permite o diálogo sobre a formação do município e a construção do palácio que leva o nome do ex-político, industrial e escritor itajaiense.

Com curadoria do museólogo Marco Antonio Figueiredo Ballester Junior, a exposição será montada no Salão Nobre do Museu Histórico. Painéis com fotos de Marcos Konder, peças do acervo pessoal e livros originais dele integram a mostra que ficará aberta até o final do ano.

De acordo com Marco Antonio, foi na gestão de Marcos Konder, no início do século passado, que foi realizada a primeira delineação urbana de Itajaí com a construção do Palácio, Mercado Público e diversas vias. A diretora do Museu Histórico, Evelise Moraes Ribas Wiersinski, também ressalta que a exposição dará destaque à importância de Marcos Konder ao município.

Outras atrações
A Primavera dos Museus será embalada pelo projeto Música no Museu. A estreia da nova proposta da FGML será no dia 21 de setembro (quinta-feira), às 20h, no Museu Histórico. O Coral Villa Lobos conduzirá o primeiro dia de apresentações que buscam proporcionar o acesso à cultura e ao patrimônio histórico da nossa cidade.

Neste dia, a autora Dulcecléa Marcolino da Silva também fará o lançamento do primeiro livro, intitulado “Memória do Sertão”. A partir das 19h, o público conhecerá a obra composta por memórias dos locais em que viveu durante a juventude.

Em parceria com o Sistema Estadual de Museus e o Conselho Regional de Museologia da 5ª Região (PR/SC) abre as discussões sobre elaborações de planos museológicos. A palestra será às 15h do dia 20 (quarta-feira).

Os museólogos Figueiredo Ballester Junior e Ângela Peyrl, juntamente com Junior Lima, diretor do Museu da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), conduzirão uma Mesa Redonda que discutirá questões de saneamento e cidade. O intercâmbio será na sexta-feira (22) às 15h.

No Museu Etno-arqueológico, na Itaipava, a proposta é contar como a antiga estação ferroviária se transformou em Museu. Durante a Primavera dos Museus serão realizadas excursões com escolas.

Sobre a Primavera dos Museus

Celebrar o início da primavera, aumentar o número de visitantes, assim como fortalecer os laços entre os museus e a sociedade. Ao todo, 932 instituições culturais participam da 11ª edição – o maior número desde a criação da Primavera dos Museus, em 2007.

A cada edição da Primavera dos Museus, o Ibram lança um tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos. Para esta edição, a temática é Museus e Suas Memórias. “Cada museu carrega consigo histórias, contextos, objetivos e memórias. A Primavera dos Museus em 2017 quer dar visibilidade a esses processos”, esclarece Marcelo Araujo, presidente do Ibram.

Programação completa

Museu Histórico de Itajaí

21 de setembro a 31 de dezembro 
EXPOSIÇÃO - Marcos Konder: da cidade ao museu é uma exposição que busca trazer a discussão do papel deste gestor público para a formação da cidade e o nascimento do prédio que leva seu nome e abriga o museu.

Segunda: Fechado para trabalho técnico
Terça a sexta: 13h30 às 18h
Sábado: 10h às 15h
Domingo: Fechado

20 de setembro (quarta)
15h às 17h
PALESTRA - O Museu Histórico de Itajaí recebe o evento Conversando Sobre Museus, promovido pelo Sistema Estadual de Museus e pelo Conselho Regional de Museologia da 5ª Região (PR/SC), tendo como tema a elaboração de planos museológicos.

21 de setembro (quinta)
19h às 21h 
LANÇAMENTO - Livro Memória do Sertão é o primeiro livro da autora Dulceclea Marcolino da Silva e traz suas memórias dos locais em que viveu sua juventude, relacionando-os à história das cidades.

21 de setembro a 22 de dezembro (sempre às quintas)
20h às 22h 
SHOW MUSICAL - O Projeto Música no Museu traz espetáculos semanais de música clássica e corais no Salão Nobre Rui Barbosa.

22 de setembro (sexta)
15h às 17h
MESA REDONDA - Intercâmbio entre Museu Histórico de Itajaí e Museu do Saneamento da Sanepar promove discussões sobre museu, saneamento e cidade.

Museu Etno-arqueológico (Itaipava)

21 de setembro a 31 de dezembro
13h às 18h 
EXPOSIÇÃO - Da Estação de trem ao Museu: O Nascimento do Museu Etno-arqueológico de Itajaí a partir da estação de trem Engenheiro Vereza e sua importância para a formação da cidade de Itajaí.

21 de setembro (quinta)
13h às 17h 
AÇÃO EDUCATIVA - Visitas mediadas de turmas escolares e ação educativa com plantio de arvores no pátio do Museu Etno-arqueológico de Itajaí.

23 de setembro (sábado)
15h às 18h 
SHOW MUSICAL - Jardim do Museu Etno-arqueologic com piquenique.

_______________________
Informações adicionais:
Museu Histórico de Itajaí
Evelise Moraes Ribas Wiersinski (Diretora)
mhi@itajai.sc.gov.br
(47) 3348-1335
(47) 9 9677-0254

Secretaria de Comunicação
Karine Mendonça
(47) 3341-6121

Imagens relacionadas

Programação completa da 11ª Primavera dos Museus em Itajaí
Programação completa da 11ª Primavera dos Museus em Itajaí
Programação completa da 11ª Primavera dos Museus em Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí