Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Modelo de Israel para as Startups deve ser usado em Itajaí

Fundo que financia empresas no oriente médio foi apresentado hoje ao prefeito Volnei Morastoni
Data de inclusão: 11/09/2017 15:49

O modelo de Israel, que transformou a nação de apenas 7 milhões de habitantes na meca das startups (empresas de novas tecnologias e inovação), pode ajudar Itajaí a gerar novas oportunidades de negócios e empregos. No primeiro dia da missão catarinense em Tel Aviv, a delegação itajaiense visitou a universidade local e a fábrica de drones e sistemas militares e de segurança Aeronautics.

“É interessante porque o modelo desenvolvido aqui inclui a valorização não só dos casos bem sucedidos, mas também daqueles fracassados, que numa eventual persistência de novas ideias constroem o caminho do sucesso. Vamos trazer para Itajaí muito desta experiência de ‘Israel- uma nação startup’, para fazermos da nossa Itajaí também uma cidade startup”, avaliou o prefeito Volnei Moratoni. Segundo ele, a universidade apresentou para a comitiva catarinense um modelo de incentivo às startups, com a criação de um fundo, próprio, que recebe recursos não apenas do governo, mas também da iniciativa privada.

Israel é, atualmente, a nação que promove mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). São cerca de 4,5% do seu PIB (Produto Interno Bruto). Só para se ter uma ideia, os Estados Unidos investem 2,7% do PIB e o Brasil cerca de 1,2%. O país está à frente, por exemplo, do Japão, que investe 3,2%.

Segundo levantamento do governo israelense, o país chega a ter um startup para cada 1,8 mil cidadãos – são cerca de 3,8 mil empresas. Esse movimento fez com que o país se tornasse, também, terreno fértil para as empresas de venture capital (aquelas que investem em novas iniciativas, mesmo com risco), o que contribui para aumentar o dinheiro em circulação. O investimento nesta área, em Israel, é 80 vezes maior que o registrado na China e 350 vezes superior ao valor injetado na Índia. Israel ainda possui centros de desenvolvimento de grandes empresas de tecnologia, como é o caso da Microsoft, que a delegação catarinense também deve visitar.

Mais informações

Secom - 47 3341 6009

Imagens relacionadas

Modelo de Israel para as Startups deve ser usado em Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí