Facisc promove em Blumenau fórum de discussões sobre demandas para o Vale do Itajaí

Superintendente do Complexo Portuário destacou obras da Bacia de Evolução
Data de inclusão: 21/08/2017 18:03

Promovido semestralmente pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), mais um Fórum Parlamentar Catarinense de Lideranças Regionais reuniu lideranças políticas, empresariais, de entidades de classe e demais órgãos públicos da região do Vale do Itajaí, para apresentarem seus principais pleitos e obras prioritárias para esta região do Estado de Santa Catarina. O encontro aconteceu nesta manhã de segunda-feira, 21, no auditório do Centro Empresarial de Blumenau (CEB).

Em pauta, foram discutidos temas sobre demandas e suas importâncias para a região do Vale do Itajaí e Foz do Rio Itajaí. Assuntos como a duplicação da BR-470, ampliação e investimentos no Aeroporto Internacional de Navegantes, situação atual do Complexo Portuário de Itajaí (Bacia de Evolução), sistemas de prevenção de enchentes (monitoramento e barragens), reforma e revitalização da Rodovia SC 412 – Jorge Lacerda, anel de contorno urbano de Gaspar e mudanças no Pacto Federativo foram apresentados por seus representantes.

De acordo com estudos divulgados pela FACISC durante o evento, dados relevantes apontam para a importância da região do Vale do Itajaí, sendo hoje destaque primordial na sua economia, estando representado por 30,04% do PIB catarinense, 25,19 % da população do Estado, 23,76% de eleitores. A região apresenta ainda 14,66% na arrecadação de ICMS com 11,59% da arrecadação de IPVA de Santa Catarina. Sua arrecadação Federal é de R$ 15,5 bilhões de recursos (DARF+GPS) e recebe de transferências federais na ordem de R$ 1,6 bilhão. Atualmente seu déficit é de R$ 13,9 bilhões.

Coordenado em consenso com as 12 Associações Empresariais da Região do Vale do Itajaí, o objetivo após apresentação e explanação dos principais pleitos do Fórum Parlamentar Catarinense é levar ao conhecimento das autoridades do Governo Federal para que sejam viabilizados e executados os pleitos anunciados.
“O importante é essa união com os representantes das cidades que compõem a nossa regional e eleger pleitos que sejam comuns a todos. Temos que focar nestas demandas que foram apresentadas, pois cada cidade tem seu pleito em específico e que são importantes para a nossa região. Só assim poderemos cobrar dos governos em todas as suas esferas, a celeridade destas obras. Entendemos que estas obras estão num cronograma de entrega, mas o tempo de entregar delas está muito distante do que esperamos”, disse Maria Izabel Pinheiro Sandri, Vice-Presidente Regional da FACISC.

“Não há dúvidas que cenários apresentados como estes exigem paciência por parte de seus administradores públicos e por isso é necessário dar celeridade na realização destes pleitos. Nós da Bancada Parlamentar Catarinense em Brasília, temos trabalhado e muito quanto às questões de processos de concessões, pois hoje o caminho pode ser mais rápido. Nós estamos junto ao Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC), acompanhando de perto o cronograma do processo de concessões, tendo como exemplo a BR 470 cujo resultado pode ser divulgado até dezembro deste ano”, pontuou o presidente da Bancada Catarinense, Deputado Federal João Paulo Kleinubing.

Seguindo o roteiro de apresentações de demandas e pleitos da região do Vale do Itajaí, destaque para as obras da dos acessos aquaviários do Complexo Portuário de Itajaí (Bacia de Evolução). Na primeira etapa da obra serão possíveis as operações portuárias com navios de até 335 metros de comprimento com 48 metros de boca. A obra está sendo executada pelo Governo Estadual de Santa Catarina com investimentos na ordem de R$ 104 milhões. A Superintendência do Porto de Itajaí busca a liberação de R$ 220 milhões para as obras da segunda etapa do projeto para atender navios de 366 metros de comprimento com 52 metros de largura. Estes recursos estão no orçamento da União através do PPA 2016/2019 pela SNP – Secretaria Nacional de Portos, e emendas parlamentares. A Bancada Federal do Fórum permanente assegurou recursos orçamentários para o ano de 2017 na ordem de R$ 25 milhões.

“A FACISC ter permitido a realização deste Fórum Parlamentar de demandas prioritárias, demonstra a preocupação pelo desenvolvimento sócio econômico de nossa região. É fundamental o Complexo Portuário de Itajaí estar inserido nestas prioridades. Em se tratando das obras da primeira etapa dos acessos aquaviários do Complexo Portuário de Itajaí, denominada por Bacia de Evolução, que talvez muitos possam não entender sua complexidade e sua devida importância, ela se reflete em números de geração de empregos no Estado de Santa Catarina como um todo. Senão atendermos num futuro não muito distante embarcações de grande porte, estaremos impactando negativamente em todos os aspectos econômicos. Se excluirmos o Porto dos rankings, não teremos mais a possibilidade de movimentar mercadorias que são produzidas em nosso Estado e assim não teremos geração de empregos e nem receita para arrecadar”, esclareceu Marcelo Werner Salles, Engenheiro e Superintendente do Porto de Itajaí.

João Paulo Kleinubing destacou ainda a importância do complexo portuário de Itajaí estar inserido na lista de demandas prioritárias para a região do Vale do Itajaí, “Da mesma forma nós estamos trabalhando na questão do Porto de Itajaí onde temos uma audiência agendada em breve com o Ministro do Planejamento, Diogo de Oliveira e na oportunidade estaremos tratando de recursos financeiros através de emendas da bancada de orçamentos da União para serem investidos nas obras da Bacia de Evolução e processos de dragagem, dando garantias para o futuro do complexo portuário em poder receber navios com até 335 metros de comprimento nesta primeira fase das obras”, reforçou o Deputado Federal.
Porto de Itajaí
Luciano Sens (Assessor de Comunicação)