Município de Itajaí estuda implantar horto medicinal

Projeto “Farmácia Viva: plantas medicinais” foi apresentado pela Univali
Data de inclusão: 15/08/2017 09:36

A medicina alternativa engloba uma grande variedade de terapias, produtos naturais e práticas de saúde utilizadas na prevenção e tratamento de doenças e distúrbios. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apresentou ao Município de Itajaí o projeto “Farmácia Viva: plantas medicinais” que tem como objetivos a implantação de um horto medicinal e contribuir na educação em saúde.

A reunião ocorreu na noite dessa segunda-feira (14) e teve a participação de professores do Curso de Farmácia da Univali, do Prefeito Municipal, Volnei Morastoni, e do Secretário de Saúde, Celso Dellagiustina. “Esse projeto veio no momento propício, justamente após a entrega do CIS. A próxima etapa é promover a saúde através das práticas alternativas.”, comentou o Prefeito Volnei.

O projeto prevê etapas como traçar o perfil dos usuários de plantas medicinais, estudo e seleção das espécies medicinais, implantação do horto medicinal, capacitação em fitoterapia para os profissionais do SUS e orientação à comunidade.

A implementação da Farmácia Viva ainda será estudada pelo Município de Itajaí, mas a ideia é firmar parceria com a Univali para introduzir as práticas da medicina alternativas na Rede Pública de Saúde. “Vou me dedicar pessoalmente para desenvolver esse setor. É importante trabalhar principalmente na educação da população na prevenção de doenças.”, finalizou o Prefeito.

Farmácia Viva

A Portaria nº 886 do Ministério da Saúde, de 20 de abril de 2010, institui a Farmácia Viva no Sistema Único de Saúde. A Farmácia Viva deverá realizar todas as etapas, desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento de plantas medicinais, a manipulação e a dispensação de preparações magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos.

Dentre as medicinas alternativas mais conhecidas se encontram a medicina tradicional chinesa, medicina popular, fitoterapia, homeopatia, naturopatia, ayurveda, quiropraxia e a acupuntura. A medicina alternativa é geralmente usada de forma integrativa (saúde integrativa), ou seja, é uma combinação de práticas e métodos da medicina alternativa com a medicina tradicional.