Idosa celebra 100 anos no Asilo Dom Bosco

Dona Tonha é a primeira interna centenária da instituição
Data de inclusão: 24/07/2017 16:12

A primeira idosa a completar 100 anos de idade no Asilo Dom Bosco soprou as velinhas nesta segunda-feira (24). Dona Maria Antônia Pedrosa está há 21 anos na instituição e é exemplo de lucidez, saúde e disposição aos demais idosos da casa. Neste dia de festa, ela dançou até forró para celebrar o centenário.

“Eu estou muito feliz”, afirma Tonha, como é conhecida por todos. A festa organizada pelo Asilo é também um marco na história da instituição, mantida com o apoio do Município de Itajaí. A aniversariante é a primeira interna a atingir a marca dos 100 anos. Dona Tonha não tem nenhum problema sério de saúde, salvo aqueles característicos da idade avançada, como baixa visão e audição. No mais, adora dançar e bolo de milho.

Antes de cantar os parabéns, Dona Tonha ensaiava uns passinhos de forró com música ao vivo. Quem a vê dançando, logo percebe que o embalo é de quem já segurou muitos bebês nos braços. Foram mais de 30, todos da mesma família com quem morou a vida inteira. Nunca teve os próprios filhos e desde muito cedo perdeu o vínculo com os parentes de sangue.

Embora o estado civil ainda seja “solteira”, casou-se com um interno na capela do Asilo Dom Bosco em 2002, quando tinha 85 anos. O companheiro não teve a mesma longevidade e hoje Dona Tonha segue firme e forte, sem pressa de parar de sorrir.

Acompanhada do prefeito Volnei Morastoni, a aniversariante soprou as três velinhas e cortou o bolo confeitado. “Ela é um exemplo de superação para todos nós. Merece os parabéns e o nosso carinho”, comenta o prefeito.

Sobre o Asilo
O Município de Itajaí tem uma parceria com o Asilo Dom Bosco. Dos 85 leitos disponíveis, 55 são mantidos pelo poder público.

_______________________
Informações adicionais: