Funcionários recebem treinamento para implantação do Planejamento Estratégico do Município

Data de inclusão: 08/05/2017 15:36

A Prefeitura de Itajaí e a Universidade do Vale do Itajaí uniram seus esforços para implementar de forma integrada, participativa e inovadora os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, a Prefeitura adotou os ODS como parte integrante do seu Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI) a fim de construir um município inteligente, sustentável e com justiça social.

A primeira reunião para implantação do PEMI ocorreu na manhã dessa segunda-feira (08), no Auditório da Prefeitura. Na oportunidade, professores da Univali apresentaram o Planejamento e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável à servidores municipais que servirão de multiplicadores em suas respectivas secretarias. Os multiplicadores serão responsáveis por auxiliar na implementação de um Sistema de Indicadores tendo como base os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas.

O objetivo do Planejamento é pensar em Itajaí até 2040. Ao final das reuniões, será entregue ao Prefeito Volnei Morastoni um diagnóstico do Município com um plano de monitoramento a longo prazo. O Sistema de Indicadores poderá ser um instrumento útil para entender quais seriam os melhores caminhos e variáveis refletidas na diversidade e sofisticação da estrutura produtiva que atualmente está inserida no território itajaiense.

“O PEMI 2040 passa por três etapas: construção, execução e monitoramento. Estamos na fase da construção, identificando o que é estratégico para cada departamento e a sua atuação.”, explica o Coordenador do Planejamento Estratégico, Alcides Volpato.

A próxima reunião acontecerá em 10 de maio, às 17h, com a equipe da coordenação do PEMI e os pesquisadores da Univali para apresentação do trabalho já realizado ao Prefeito, Vice-Prefeito e secretários. “O PEMI faz parte da nossa gestão que está voltada para resultados.”, completa Volpato.

SEPOG