IPTU com desconto até quarta-feira (15)

Proprietários podem quitar a cota única com abatimento de 10%
Data de inclusão: 13/03/2017 16:16

Encerra na quarta-feira (15) o prazo para pagamento do IPTU com 10% de desconto. Para garantir o abatimento, os proprietários de imóveis devem quitar a cota única nas instituições financeiras indicadas no carnê. Quarta-feira também é o dia do primeiro vencimento para quem optou pelo parcelamento. A taxa foi enviada pelos Correios e também pode ser retirada pela Internet ou na prefeitura.

Os optantes pelo pagamento parcelado em 10 vezes não ganham desconto. Tanto nas cotas únicas quanto no parcelamento, quem pagar sempre em dia garante 10% de desconto no IPTU de 2018.

De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, incide sobre o IPTU deste ano apenas a inflação acumulada no período entre novembro de 2015 e outubro de 2016, o equivalente a 7,8739%.

Neste ano, foram emitidos 73.906 carnês de IPTU. A estimativa da Prefeitura Municipal de Itajaí é arrecadar R$ 46 milhões com o IPTU em 2017 e zerar a inadimplência que atingiu 20% no ano passado.

O valor arrecadado com o IPTU é extremamente importante para o desenvolvimento do município, sendo que 25% são destinados à educação, 15% à saúde e 60% são aplicados em outras áreas essenciais.

Balanço
A Secretaria da Fazenda aponta que 46% dos proprietários de imóveis já pagaram o IPTU 2017 na cota única, cujo vencimento foi 15 de fevereiro. O Município de Itajaí já arrecadou R$ 24.799.589,95 com o pagamento de 34 mil que receberam 15% de desconto.

Karine Mendonça

IPTU com desconto até quarta-feira (15)