Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Servidores da Educação de Itajaí são treinados para utilizar o sistema Erudio

O novo sistema vai fazer a gestão administrativa de toda a rede escolar
Data de inclusão: 30/01/2017 15:43

Cerca de 150 secretários e secretárias da Rede Municipal de Ensino estão recebendo orientações dos técnicos da Diretoria de Tecnologia Educacionais – DITEC - para uso do novo sistema ERUDIO, implantado em todas as escolas do Município. Os profissionais foram divididos em seis turmas com 25 participantes cada uma, sendo que duas turmas receberam treinamento na segunda-feira (30/01), duas turmas na terça-feira (31/01) e outras duas turmas farão o treinamento na quarta-feira (01/02).

“O sistema está preparado para atender toda a gestão educacional de uma unidade escolar, desde a criação dos cursos até o controle de presenças e avaliações. Também a criação dos cursos, etapas, turmas, sistemas de avaliações, calendário escolar, matrículas de alunos, além do diário escolar” – explicou a Secretária de Educação Elisete Furtado Cardoso.

O ERUDIO, desenvolvido por técnicos do DITEC, tem inúmeras vantagens sobre o antigo sistema I-educar. Uma das principais vantagens está no fato de que cada pessoa envolvida no processo educacional fará a sua parte dentro do sistema. “Enquando no I-educar os secretários e secretárias eram os responsáveis por gerir toda a unidade de ensino, desde a matrícula dos alunos até a inserção das notas e presença, agora, através do ERUDIO, cada professor vai gerir sua própria turma, criando avaliações, inserindo notas e presenças em tempo real” disse Luís Augusto Leite, gerente de Mídias e Conteúdo Educacionais do DITEC.

O novo sistema tem ainda outras funcionalidades para os especialistas escolares. “Cada supervisor escolar poderá montar o quadro de horários de cada turma com os professores das respectivas disciplinas, podendo assim saber exatamente em qual sala e horário cada professor estará”, garantiu Luís augusto, acrescentando também que “o orientador pedagógico poderá verificar notas e presenças de todos os alunos de sua unidade, além de acompanhar o diário dos professores com as anotações pertinentes a cada aula ministrada”.

Outro ponto importante a ser ressaltado são os sistemas de avaliação presentes no sistema ERUDIO. “Tanto o sistema de avaliação quantitativo, quanto o qualitativo, estão presentes com a funcionalidade de fechamento de média automatizado. Enquanto no I-educar era necessário calcular a média de cada aluno individualmente, o ERUDIO dispensa esse trabalho, fazendo todo o processo automaticamente”, explicou o Diretor de Tecnologias Educacionais, Rafael Orthmann.

O novo sistema também facilitou a organização do calendário escolar. Agora poderá ser criado um calendário escolar para toda a rede e para cada unidade de ensino, sendo que os calendários específicos deverão seguir as datas já estipuladas pela Secretaria de Educação.

Ainda será possível através do ERUDIO, gerenciar cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação, desde a Educação Infantil até a EJA. O antigo sistema gerenciava apenas a Educação Infantil e Ensino Fundamental e não comportava a EJA e a Educação em Tempo Integral.

Outro grande aprimoramento em relação ao I-educar é a movimentação dos alunos dentro da Rede Municipal de Ensino. “Com o I-educar, os pais precisavam ir até a escola verificar se existia a vaga pretendida para transferir o filho. Agora o ERUDIO irá fazer este trabalho para os pais. Eles só precisam ir à escola onde seu filho estuda e verificar se há vaga na escola pretendida”, garantiu Luís Augusto.

O ERUDIO foi desenvolvido pelos servidores da Diretoria de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, e como foi desenvolvido sob licença de uso GPL, qualquer instituição pública ou privada pode utilizar o programa sem nenhum custo.

________________________________
Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Educação
(47) 3249-3300

Assessoria de Comunicação
Paulo Camisotti
(47) 3249-3346

Imagens relacionadas

Servidores da Educação de Itajaí são treinados para utilizar o sistema Erudio
Servidores da Educação de Itajaí são treinados para utilizar o sistema Erudio
Servidores da Educação de Itajaí são treinados para utilizar o sistema Erudio
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí