Volnei Morastoni é empossado novo prefeito de Itajaí

Volnei Morastoni comandará o município até 2020
Data de inclusão: 02/01/2017 15:27

Com o desafio de enxugar a máquina pública e reerguer o Porto, o prefeito eleito Volnei Morastoni foi empossado em solenidade na Câmara de Vereadores de Itajaí, no primeiro dia de 2017. Na sequência, em cerimonial aberto à comunidade no átrio da Prefeitura Municipal de Itajaí, o ex-prefeito Jandir Bellini transmitiu o cargo ao novo líder do executivo municipal. Na ocasião também foi apresentado o secretariado para gestão 2017-2020.

Mais de 400 pessoas prestigiaram a transmissão do cargo a Volnei e ao vice Marcelo Sodré - cuja transição do governo se deu de forma harmônica, evidenciando a boa relação do novo prefeito com o ex-líder municipal. Bellini foi homenageado pelos 16 anos em que ficou à frente da prefeitura e desejou sucesso ao novo governo.

No primeiro discurso como prefeito, Volnei destacou o desejo de governar para toda a cidade de Itajaí e não apenas para poucos grupos. “O meu legado será fazer uma administração de qualidade para as pessoas que aqui vivem, pensando em todos e pensando em tudo”.

Ainda nesta semana, o executivo deve apresentar à comunidade uma lista de ações imediatas, além de traçar metas de médio e longo prazo. Uma das medidas é implantar a Casa dos Conselhos, um espaço para participação popular em tomadas de decisões políticas.

A posse ainda contou com a bênção de líderes religiosos de Itajaí e apresentações de músicos da cidade.

Funcionalismo público

O prefeito ressaltou a preocupação com o enxugamento da máquina pública, ao passo que se valoriza o funcionalismo público. O desafio é fazer reduções de pessoal e manter servidores motivados para mais um mandato. Volnei adiantou que inicia o governo com redução do número de cargos comissionados.

Além disso, o prefeito anunciou a revisão da folha de pagamento e diversos parâmetros, como o sistema de perícias, gratificações e vantagens.
“Estamos caminhando para uma situação falimentar. Isso implica numa profunda reforma administrativa e o encaminhamento de várias medidas para buscar a justeza das ações e o equilíbrio do sistema implantado”.

Porto

Outro esforço será para recuperação do Porto de Itajaí, peça chave para o bom desenvolvimento de toda a economia do município. Volnei informou que no dia 21 de janeiro está agendada a visita do Ministro dos Portos a Itajaí para dar a ordem de serviço ao aprofundamento do canal de acesso para 14 metros.

Durante a vinda do ministro, também é aguardada a assinatura de aditivo ao convênio para a conclusão dos berços 3 e 4, o que permitirá o recebimento de novos cargueiros.

“Seremos incansáveis para buscar ajuda permanente do Governo do Estado e do Governo Federal para o bom desempenho do porto e para garantirmos a continuidade das obras da bacia de evolução, da via portuária, do reconhecimento da Delegação Plena de Municipalização da Gestão”, disse no discurso.

O prefeito ainda informou que será dado encaminhamento às propostas sobre a continuidade do contrato de arrendamento do porto público com a APM Terminals.

Itajaí Participações

A novidade na atual gestão visa abrir novas oportunidades de negócios para o desenvolvimento de Itajaí, firmando parcerias com a iniciativa privada em diversas áreas, especialmente no turismo.

Saúde

“A saúde é prioridade das prioridades. É a Suprema Lei”, garante Volnei. A proposta é resgatar o antigo projeto do Centro de Práticas Integrativas e Complementares, possibilitando novos tratamentos, principalmente para doenças crônico-degenerativas.

Educação

Os dois principais objetivos do novo governo são zerar as filas das creches e resgatar o Escola Aberta com um projeto pedagógico de excelência, com a valorização e reconhecimentos dos professores, unindo pais, alunos e funcionários.

Segurança Pública

A implantação da guarda armada e as bases de apoio nos bairros mais afastados será prioridade.

Assistência Social

O compromisso é reorganizar o setor e atender as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O prefeito também revela que, em breve, deve ser encaminhado à Câmara de Vereadores um projeto de lei para criar uma Secretaria Especial de Expansão Urbana, com a construção de um Centro Administrativo no Arraial dos Cunha, readequando a Secretaria de Agricultura e da Subprefeitura local, para oferecer maior presença da gestão municipal naquela região.

Desenvolvimento Urbano

Volnei revela que vai estabelecer um novo ritual de tramitação de projetos, dando celeridade às demandas, além de rever e atualizar a legislação pertinente.

Novo secretariado

O novo time de secretários de Itajaí evidencia a preocupação do executivo com a administração técnica e profissional das pastas municipais. Na transmissão de cargo foram apresentados os novos gestores do primeiro escalão da prefeitura:

- Celso Goulart - Chefe de Gabinete do Prefeito

- Silvia Wanderlinde Benvenutti - Procuradora Geral do Município

- Vilson Sandrini Filho - Secretaria de Administração

- Cesar Reinhardt - Secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural

- Marcelo Roggia - Secretário de Comunicação Social

- Sérgio Rodrigo Rebelo Bang - Coordenador Regional de Atendimento ao Cidadão do Cordeiros

- Marlete Teresinha Crispin Gomes - Coordenadora Regional de Atendimento ao Cidadão da Itaipava

- Odivan Wivaldo Linhares - Coordenador Regional de Atendimento ao Cidadão da Praia Brava

- Evaldo Vanderley da Silva - Coordenador Regional de Atendimento ao Cidadão do São Vicente

- Christiane Stuart - Secretária da Criança, do Adolescente e da Juventude