Igreja Imaculada Conceição será restaurada

Ordem de serviço foi assinada nesta terça-feira
Data de inclusão: 03/05/2016 17:10

Vai iniciar nos próximos dias o restauro da Igreja Imaculada Conceição, no Centro. A ordem de serviço foi assinada nesta terça-feira (03) pelo Prefeito Jandir Bellini, o Pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento, Sérgio Souza e a engenheira civil da empresa Albatroz, Valéria Zimkovicz Lecheta, na presença de secretários municipais e vereadores.

Esta vai ser a primeira vez que a Igreja Imaculada Conceição será completamente restaurada. Construída no século XIX pelo afrodescendente Simeão, escravo de Agostinho Alves Ramos, a Igrejinha Velha é o patrimônio mais antigo e mais significativo da história de Itajaí. “Ela é o marco do nascimento da cidade e um referencial geográfico para que Itajaí começasse a crescer. Ao redor dela se desenvolveu o porto, o comércio e a cidade”, conta o historiador Edson d’Ávila. “O restauro da Igreja Imaculada não é apenas um ato visual, mas sim um ato de obrigação com a história da cidade”, completa.

Construída em 1824 e tombada como patrimônio histórico de Itajaí e Santa Catarina, a igreja está interditada desde 2013 quando parte do teto desabou. “Era um domingo de manhã, quando a gente teve a notícia de que não poderíamos celebrar a missa porque o teto havia caído”, lembra o padre Sérgio Souza. “Por isso, hoje recebemos com grande alegria a notícia do restauro para que nossa comunidade possa voltar a utilizar esse local de grande importância espiritual e histórica”, finaliza o pároco.

Em 2014, o município iniciou a elaboração do projeto de restauro, que identificou todas as questões estruturais do prédio, elencou as ações emergenciais e fez um cronograma físico/financeiro para o restauro. Com base nesse levantamento foi aberta a licitação para o restauro. A Albatroz, empresa vencedora, já realizou outros restauros na cidade como os do Palácio Marcos Konder e do antigo prédio da Fiscalização do Porto. “Restaurar a igreja será ainda mais significativo. São muitas peças que devem ser restauradas, além da estrutura do prédio. Um exemplo é o ladrilho hidráulico do piso, que precisaremos remover por inteiro. Algumas peças que faltam do piso, uma empresa irá reproduzir semelhante ao original”, conta a engenheira civil Valéria Zimkovicz Lecheta.

O restauro está orçado em R$ 2.738.828,20 e deve ser concluído em 24 meses. Dentre os trabalhos a serem executados estão a remoção para restauro dos retábulos (estrutura de madeira); peanhas (pequenos pedestais da parede); pia batismal e de água benta; retirada dos sinos, forro e telhas; estabilização do movimento das paredes laterais; reprodução das peças do piso; retelhamento; recuperação da cobertura com a restauração do madeiramento degradado, execução do reforço da fundação; restauro dos bens móveis da igreja; execução das novas instalações elétricas, de prevenção e combate a incêndio, de drenagem pluvial, ar condicionado, alarme, iluminação, iluminação cênica e hidrosanitárias, lógica e segurança, telefonia; recuperação da estrutura de suporte dos sinos; recuperação do piso, forro e tablados entre outros.

"Me sinto muito feliz em estar dando o início a esta importante obra de restauro. Sabemos da grandeza da Igreja Imaculada Conceição e esperamos que o mais breve possível ela volte a fazer parte de momentos importantes na história de Itajaí, assim como vem fazendo ao longo de todos esses anos" disse o prefeito, Jandir Bellini.

Informações Adicionais:

Fundação Genésio Miranda Lins