As ruas Estefano José Vanolli e Otávio Cesário Pereira agora são mão única. A mudança começou a valer na manhã desta segunda-feira (16). Na Rua Estefano José Vanolli o trânsito está no sentido sul/norte, ou seja, da Avenida Adolfo Konder em direção à Nova Brasília. Na Rua Otávio Cesário Pereira o trânsito está no sentido norte/sul, vindo da Rua Alice Vieira em direção à Avenida Adolfo Konder. Com isso, os motoristas que vem da Adolfo Konder não podem mais entrar na Rua Otávio Cesário Pereira. Neste cruzamento foi colocado um semáforo.
Além de passar a ser mão única, da Adolfo Konder em direção à Nova Brasília, a Rua Estefano José Vanolli também ganhou uma ciclovia. Para isso, as vagas de estacionamento do lado esquerdo da via foram eliminadas.
Com o binário, também ganharam ciclovia as ruas Ver. Airton de Souza, Arq. Nilson Edson dos Santos e Manoel Francisco Coelho. Essas duas últimas ruas possuem ciclovia no trecho entre as ruas Estefano José Vanolli e Pedro Cristiano de Miranda. Outra via que possui ciclovia, porém compartilhada com pedestres, sobre a calçada, é a Rua Antonio Cyrilo Dutra.
Outras vias secundárias também tiveram o fluxo de veículos alterado. A Rua Ver. Airton de Souza irá da Estefano José Vanolli em direção à rotatória da Luiz Lopes Gonzaga; a Rua Pedro Batista da Silva vem da Pedro Cristiano de Miranda em direção à Estefano José Vanolli; a Rua Manoel Francisco Coelho vai da Estefano José Vanolli em direção à Pedro Cristiano de Miranda e a Nilson Edson dos Santos vem da Pedro Cristiano de Miranda até a Estefano José Vanolli.
Reurbanização
Além das mudanças no sentido do trânsito, os passeios, estacionamentos e faixas de rolamento foram dimensionados de acordo com o alinhamento predial existente e o potencial de cada via. A Rua Otávio Cesário Pereira ficou com duas pistas de rolamento e uma faixa de estacionamento, recebeu calçadas adaptadas com rampa e piso podotátil.
Já a Rua Estefano José Vanolli foi totalmente reurbanizada. Ficou com uma faixa de estacionamento, duas pistas de rolamento, ciclofaixa, bolsões para travessia de pedestre, calçada adaptada com rampa e piso podotátil, arborização, novos bancos e lixeiras e bicicletário.
Para elaborar o projeto do binário, a equipe técnica da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, em parceria com a Secretaria de Urbanismo e a Codetran, realizaram um estudo global do bairro São Vicente. O modelo implantado possibilita no futuro a ampliação do sistema binário também para as ruas Luís Lopes Gonzaga e Pedro Cristiano de Miranda, reorganizando também o fluxo de veículos nas principais transversais dessas vias, através de binários secundários.
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