Marejada gera empregos e movimenta a economia

Festa gera em torno de mil empregos e deve render R$ 50 milhões em negócios
Data de inclusão: 13/11/2015 22:18

Mais do que gastronomia, música e veleiros, a Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo também é um evento que contribui para a movimentação econômica de Itajaí por meio da geração de empregos e os negócios fechados nos 13 dias de festividade. Estimativas da organização apontam que o número de vagas diretas e indiretas abertas fique próximo de mil, entre funções nas áreas de montagem, infraestrutura, operação e recepção dos espaços. E que a estimativa inicial de R$ 50 milhões em negócios deve ser atingida.

Quem chega à Vila da Regata para prestigiar a Marejada encontra, logo na entrada, no Centreventos, a feira multissetorial World Business Show. No local, operam nos estandes, 70 diferentes marcas locais e regionais dos segmentos náutico, imobiliário, construção civil, decoração e varejo – com diversas vertentes que vão dos artigos esportivos, vestuário e calçadista aos souvenirs, bijouterias e artesanato.

“A Marejada é uma festa popular e por isso pede variedade não só na gastronomia, mas também nas opções de compra, por isso há itens para todos os gostos e bolsos”, ressalta o organizador da World Business Show, Jean Gern.

Segundo ele, o total de empregos diretos e indiretos abertos apenas para a feira gira em torno de 500, entre pessoas contratadas para a montagem, infraestrutura, operação e recepção dos espaços.

A este número são somados outros cerca de 500 contratados para atuar nos 11 restaurantes e quiosques de pipoca, churros e sorvete que compõem a área gastronômica; mais pessoal para bebida, segurança, limpeza, sonorização e montagem da estrutura. “Acreditamos que o total de pessoas trabalhando na festa chegue a três mil pessoas”, estima a coordenadora técnica da Secretaria de Turismo, Valdete Orci.

Já em relação aos negócios gerados na Marejada, a expectativa é boa. De acordo com Jean Gern, o valor esperado antes do começo do evento, de cerca de R$ 50 milhões, deve ser atingido. “Especialmente em função das vendas nos mercados imobiliário e náutico, que possuem produtos de maior poder agregado”, salienta.

Para Jean Gern, a festa ganha com esta nova concepção de Aventura pelos Mares do Mundo. “São três ações numa só: a Feira de Negócios, a Regata Transat Jacques Vabre e a área cultural e gastronômica da Marejada, isso sem falar na Marina Itajaí, que chegou para agregar ao evento e à cidade”, completa.

Os números finais da 29ª Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo, já com o totalizado de público, devem ser divulgados na próxima quarta-feira (18), junto com o resultado de uma pesquisa quantitativa e qualitativa que está sendo aplicada aos visitantes e expositores do evento.

------------------------------

Plantão Secom na Marejada