Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Bons Ventos de Le Havre a Itajaí

Navegadores, veleiros, muita história e tradição no evento que tem Itajaí como porto de chegada
Data de inclusão: 13/11/2015 16:17

A principal regata transatlântica do planeta, a Transat Jaques Vabre, completa em 2015, 22 anos de história e de aventuras. A marca Jaques Vabre foi a grande especialista na origem do café, desde 1968. A cidade de LeHavre é o porto cafeeiro da França por excelência desde o século dezessete. E então, a partir de 1993, a regata passou a refazer a mesma rota que os veleiros comerciantes de café faziam naquele século. Atualmente eles partem de Le Havre e seguem para países produtores de café, como por exemplo, Colômbia, Costa Rica, Brasil, entre outros, transformando-se então na primeira regata conhecida como “Rota do Café”.

A cidade de Paris, onde a arquitetura e a história se confundem e impressionam, com mais de dois mil anos de história e com pouco mais de dois milhões de habitantes, recebe a cada ano aproximadamente 30 milhões de visitantes. É a terra da Torre Eifel, símbolo da cultura francesa, do Museu de Louvre, do Arco do Triunfo. Mas, Paris não se destaca apenas por essas peculiaridades. O salão náutico é atualmente muito procurado e badalado. Com mais de 700 expositores de diversos lugares do planeta, em apenas nove dias de evento, mais de 240 mil pessoas vindas de todo o mundo circulam pelo salão na cidade luz.

Em dezembro de 2014, durante o Salão Náutico, saiu a confirmação de que Itajaí seria o porto de chegada da Regata pela segunda vez. Na solenidade estiveram presentes o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini e o prefeito de Itapema, Rodrigo Costa como representantes das respectivas cidades catarinenses.

Na sua 11ª edição,Gildas Gautier, Secretário Geral da Transat Jaques Vabre afirma que a cidade foi escolhida mais uma vez como porto de chegada pela organização que o município ofereceu e também pelo envolvimento do público. “Itajaí que é o sucesso. Nós não tivemos em nenhuma Transat Jaques Vabre, tanto público, tanta gente como em Itajaí”.

Após a chegada de todos os veleiros em terra peixeira, haverá uma prova realizada junto à costa que passará pela cidade de Itapema. O prefeito, Rodrigo Costa, comenta sobre a importância deste evento inédito no município: "Quando nos foi oferecida a oportunidade, agarramos com os dois braços, porque a dimensão que teremos em retorno para o município de Itapema é grandiosa".

É imensa a alegria das duas cidades envolvidas em participar da respectiva organização. Estarem integradas a este evento Internacional é de suma importância para fortalecer o turismo e impulsionar a economia das regiões envolvidas. Bons ventos estão a caminho de Itajaí, uma cidade que respira como um grande polo náutico brasileiro.

*Texto produzido pelos acadêmicos Rubens Angioletti e Júlia Marasciulo, da Univali, sob a orientação da professora Laura Seligman. 

Imagens relacionadas

Bons Ventos de Le Havre a Itajaí
Bons Ventos de Le Havre a Itajaí
Bons Ventos de Le Havre a Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí