Maestro de Portugal ministra curso em Itajaí

Iniciativa capacitará os Músicos da Banda Filarmônica e os professores da Rede Municipal de Ensino
Data de inclusão: 10/08/2015 17:33

Os músicos da Banda Filarmônica de Itajaí, os professores de musicalização da Rede Municipal de Ensino e os reeditores do Programa Cultura e Travessura passarão por uma semana diferente de aprendizado. Itajaí recebe, até esta sexta-feira (14), a visita do maestro português José Miguel Vitória Rodrigues, que foi convidado para vir ao país para ministrar um curso de aperfeiçoamento profissional aos docentes do município. A iniciativa de trazer o maestro português ao Brasil foi do professor Luis Alberto Martins de Freitas, maestro responsável pela Banda Filarmônica de Itajaí.

“É a segunda vez que trazemos o maestro José Miguel Vitória Rodrigues para o Brasil. Ele esteve aqui no ano passado e foi muito bem recebido pelos nossos professores e músicos. Este ano ele volta para falar sobre o nível do ensino da música em um contexto informal, através do acesso da música para todos, e num contexto formal, colocando a música como elemento integrante no currículo da criança, num contexto escolar”, ressalta o maestro da Banda Filarmônica de Itajaí, professor Luis Alberto Martins de Freitas.

Na segunda e terça-feira (10 e 11), o curso acontece das 08h às 12h e das 14h às 18h no auditório superior da Secretaria Municipal de Educação. Já na quarta, quinta e sexta –feira (12,13 e 14) o curso será ministrado, no mesmo horário, na sede da Banda Filarmônica, que está localizada na Escola Básica Aníbal César, no bairro São Vicente.

Maestro Português

José Miguel Vitória Rodrigues, 36 anos de idade. Iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Instrução Musical Rossiense. Concluiu o curso complementar de Saxofone no Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, na classe do professor Vítor Santos, realizando grande parte da sua formação no Conservatório Regional de Tomar, na classe do professor José António Lopes. Como músico tem colaborado com diversos projetos musicais (Bandas, Música de câmara e grupos musicais de covers). Licenciou-se em professores do Ensino Básico, na variante de Educação Musical, na Escola Superior de Educação de Leiria. Frequentou a Pós – Graduação em Direção de Orquestra de Sopros no Instituto Jean Piaget, Almada.

Informações Adicionais:

Maestro de Portugal ministra curso em Itajaí