Mesmo sem troféu, Itajaí se aproxima de título inédito

Itajaí está na final do vôlei de praia feminino e vai decidir o bronze no vôlei feminino neste sábado
Data de inclusão: 22/11/2014 09:56

Com oito pontos somados na sexta-feira, Itajaí se aproximou ainda mais do inédito título de campeã-geral da 54ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Os anfitriões conquistaram o vice-campeonato na bocha masculino da 1ª divisão, mas no basquete feminino (onde foi eliminada por decisão do TJD), zerou. Sem troféus no dia, viu Blumenau e Florianópolis reduzirem um pouco a diferença, mas nada que impossibilite que o caneco seja garantido de forma matemática no final de semana.

Confira a Galeria de Fotos dos Jasc 2014

Programação e todas as informações oficiais dos 54º Jasc

Confira todos os resultados do setimo dia dos Jasc em Itajaí

Leia também: Jasc 2014 movimentam a economia de Itajaí

Itajaí, por exemplo, está na final do vôlei de praia feminino (contra Balneário Camboriú), vai decidir o bronze no vôlei feminino e tem grandes possibilidades de troféu nas ginásticas, no triatlon, no vôlei de praia masculino e no bolão 23 masculino. Se os prognósticos se confirmarem, a festa será antecipada (lembrando que os JASC terminam na próxima terça-feira, dia 25).

Blumenau é hexa no basquete feminino

O primeiro troféu da sexta-feira saiu na bocha masculino da 1ª divisão (leia mais aqui). Na outra final, Blumenau enfrentou Chapecó em uma disputa emocionante e acirrada pelo ouro do basquete feminino no Ginásio do Colégio Salesiano.

Repetindo o que aconteceu no Campeonato Catarinense de 2014, Blumenau levou a melhor e conquistou a primeira colocação fechando o placar de 73 a 65. O bronze ficou com Florianópolis, que venceu São José por uma diferença de 30 pontos (69 x 39).

Conforme a técnica da equipe de Chapecó, Aline Wonsick a expectativa já era de final eletrizante. “Acho que tivemos a final que era esperada para esta competição, com uma rivalidade enorme, porém, com muita qualidade técnica. O resultado foi justo, já que a equipe de Blumenau errou menos”, avaliou.

A pivô da equipe de Blumenau, Fernanda da Costa Bibiano, que em 2013 jogou o Campeonato Sulamericano pela Seleção Brasileira, disse que o basquete de Santa Catarina vive um bom momento. “A elevada qualidade técnica das equipes catarinenses tem feito com que a modalidade ganhe representatividade no Estado”, afirmou.

O técnico da equipe de Blumenau, João Camargo Neto, se disse feliz com a conquista que deu a Blumenau o hexacampeonato. O basquete feminino dos Jasc 2014 foi marcado por ocorrências imprevistas. A equipe da casa, Itajaí, foi eliminada da competição por suposta escalação irregular de uma atleta, fazendo com que o time de Florianópolis tivesse a oportunidade de brigar pela classificação. A decisão deveria ter ocorrido na quarta-feira, mas foi sendo adiada em função dos recursos na Justiça Desportiva.

Finalistas definidos no futsal masculino

Blumenau também teve motivos para comemorar em outra quadra, já que está de volta à elite do Futsal Masculino dos JASC. Nesta sexta-feira (21), a equipe garantiu vaga na decisão da 1ª Divisão e, junto com São Lourenço do Oeste, vai integrar a Divisão Especial em 2015 nos lugares de Chapecó e Florianópolis, que foram rebaixados.

A primeira semifinal foi um clássico regional. São Lourenço Oeste levou a melhor sobre Pinhalzinho e venceu por 5 a 1. No jogo seguinte, Blumenau teve mais trabalho contra a equipe de Mafra, que terminou o primeiro tempo vencendo por 1 a 0. A virada só veio na etapa final e Blumenau assegurou a vitória por 4 a 2. A vaga na decisão deste sábado (22) garantiu também o acesso das duas equipes. “O principal objetivo foi alcançado, estar entre os grandes do futsal no ano que vem, mas agora vamos com força em busca deste título que será muito importante”, destacou o técnico e atleta de São Lourenço do Oeste, Cerrão. A partida contra Blumenau está marcada para 18h45, no ginásio Jucílio Fernandes.

O jogador Rafinha, 21 anos, ainda nem tinha nascido quando Blumenau conquistou pela última vez o título do Futsal Masculino nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Isso ocorreu em 1990, quando Blumenau foi sede daquela edição e derrotou a então favorita equipe de Concórdia na decisão. Rafinha e a sua equipe podem repetir o feito neste domingo e acabar com a longa fila de espera, a maior de Blumenau entre todas as modalidades que já conquistou nos JASC.

Clássico do vôlei feminino na decisão

Rio do Sul e Chapecó vão se encontrar em mais uma final do vôlei feminino. Além de ser a quinta vez consecutiva que as equipes realizam a final dos JASC, será a reedição da final do Catarinense de adultos. Onde, na ocasião, a equipe rio-sulense saiu vitoriosa.

Na noite desta sexta-feira (21), a atual campeã catarinense venceu a equipe anfitriã, Itajaí, pelo placar de 3 x 0, com parciais 25/07 25/13 25/17. Enquanto Chapecó passou por Blumenau com 3 x 1 – 25/27 25/16 25/12 25/20, em uma partida um pouco mais equilibrada.

“Após um início muito forte, talvez tenhamos perdido a concentração ao entrarmos no ritmo da outra equipe, mas conseguimos nos recuperar. O ponto positivo desta partida é que muitas jogadoras tiveram a chance de entrar em quadra”, comentou a levantadora rio-sulense Yael Castiglione.

A equipe de Rio do Sul, que disputa paralelamente aos Jogos Abertos a Superliga de Vôlei, começou o jogo bastante agressiva e concentrada, conseguindo encaixar bem os ataques e não tendo problemas na defesa, além de trabalhar muito bem os bloqueios. Os dois próximos sets foram mais equilibrados, tendo ocasiões as quais Itajaí figurou a frente do placar, mas logo Rio do Sul retomou a concentração e fechou a partida com pouco mais de uma hora de jogo.

A final acontece neste sábado, às 16h, no Ginásio do Colégio São José.

Texto: Fesporte

CCO 54º JASC