Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Entrega voluntária de animais silvestres elimina punições

Interessados devem procurar a Fundação do Meio Ambiente de Itajaí
Data de inclusão: 24/10/2014 14:56

A Fundação do Meio Ambiente de Itajaí quer conscientizar a população e incentivar a entrega voluntária de animais silvestres criados em cativeiros de forma ilegal. De acordo com o Artigo 24, parágrafo 5 do Decreto nº 6514/08 do Governo Federal, a entrega voluntária não gera notificações e multas ao infrator, encerrando o processo.

Esta semana, a FAMAI recebeu voluntariamente um tucano, ave da Família Ramphastos, conhecida por seu bico longo e admirada por sua beleza exótica. Quando criados em cativeiro, os tucanos adoecem facilmente devido à necessidade de contato com seu habitat natural. Além disso, atualmente a espécie se encontra em extinção, o que aumentaria as punições ao proprietário.

Infelizmente, o número de apreensões ainda é maior que o de entregas voluntárias. Segundo o Diretor de Defesa Animal, Roberto Pereira, o número de denúncias voltadas a pássaros mantidos em cativeiro de forma ilegal em Itajaí cresce a cada dia, principalmente passeriformes, ou seja, trinca ferros, sabiás, coleiros, tico ticos, bicos de pimenta, pintassilgos e outros. “Todas as denúncias são atendidas, e em caso de confirmação, os pássaros são resgatados e as pessoas envolvidas neste crime ambiental, notificadas e multadas”, 

No caso do tucano, o pássaro foi encaminhado ao médico veterinário Dr. Leonardo Ribeiro de Lima (CRMV 5326) e depois de avaliado, levado para o Refúgio das Aves, entidade autorizada pelo IBAMA sob o n° 4935293 categoria mantenedora de fauna, que tomará às medidas necessárias de adaptação do pássaro à natureza, para posterior inclusão da ave no projeto de reintrodução de um bando de tucanos em seu habitat natural.

 

______________

Mais informações:

FAMAI: famai.itajai.sc.gov.br

Telefone: 3348-8031

Imagens relacionadas

Entrega voluntária de animais silvestres elimina punições
Entrega voluntária de animais silvestres elimina punições
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí