Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas

Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (Atenção Básica) e as unidades hospitalares. As UPAs são unidades de saúde que funcionam em horário integral, inclusive nos fins de semana, e estão equipadas para atender aos usuários em necessidades de pronto atendimento e qualquer situação de emergência.

As UPAs podem ter consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, serviços de laboratório, farmácia e raio-x. Também contam com leitos de observação para adultos e crianças, salas de medicação, nebulização, ortopedia e uma "sala de emergência" para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital. As UPAs 24 horas também estão preparadas para realizar pequenas suturas.

Em Itajaí, as Unidades de Pronto Atendimento funcionam com sistema de classificação de risco, no qual o paciente recebe uma fita com a cor de sua classificação e o tempo máximo de espera: Azul – Não urgente – até 240 minutos de espera; Verde – Pouco Urgente – até 120 minutos de espera; Amarelo – Urgente – até 60 minutos de espera; Laranja – Muito urgente – até 10 minutos de espera; Vermelho – Emergência – 0 minuto de espera. Nesse sistema, a prioridade dos atendimentos são os pacientes com quadro clínico mais grave.

O que é competência das UPAs:

I - Urgência e emergência traumáticas e não traumáticas
II - Realização de exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos para diagnosticar situações de urgência e emergência
III - Distribuição de medicamentos para que o paciente realize o tratamento domiciliar em situações de urgência
IV - Apoio ao atendimento de unidades móveis do Corpo de Bombeiros e SAMU como referência para pacientes com emergências, que possam ser resolvidas na unidade, ou apoio médico a unidades básicas ou intermediárias
V - Realização do transporte de enfermos que tenham recebido seu primeiro atendimento na unidade
VI – Estabilização de pacientes com emergências, removendo-os imediatamente após regulação para o hospital de referência

Além das UPAs, o município conta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que atende urgências e emergências em diversos locais da cidade.

1 – Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cordeiros Otto Luiz Quintino

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do bairro Cordeiros realiza atendimentos de urgência e emergência adultos. A estrutura conta com 1.500 m² de área física, divididos em consultórios médicos, salas de exames, raio-x, farmácia, sala de imobilização de fraturas, espaço para atendimento de urgência, sala de eletrocardiografia, sala de observação e de coleta de materiais.

Endereço: Rua Enedina Dávila Ferreira, s/n° - bairro Cordeiros
Telefone: (47) 3241-5744, 3346-4487 e 3248-3692
Horário de atendimento: 24 horas
E-mail: upa.cordeiros@itajai.sc.gov.br

2 – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas Dr. José Eliomar da Silva

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porte III está localizada junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS) e realiza atendimentos de urgência e emergência adultos, pediátricos e odontológicos. A UPA 24 horas ocupa uma área de 2.050 metros quadrados, totalmente climatizada e equipada, com consultórios adultos e pediátricos, sala de curativos, eletrocardiograma, radiologia própria, sala de emergência, farmácia e 30 leitos para observação.

Endereço: Avenida Adolfo Konder, 250 – São Vicente – Junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS)
Telefone: (47) 3247-9763 ou (47) 3247-9769
Horário de atendimento: 24 horas
E-mail: upa3.cis@itajai.sc.gov.br

3 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

O SAMU faz atendimento 24 horas de urgências e emergências. O atendimento é prestado em qualquer lugar, de residências a locais de trabalho e vias públicas, bem como resgates, traumas em acidente, entre outros.

Endereço: Avenida Sete de Setembro, nº 1878, junto ao Corpo de Bombeiros – bairro Fazenda
Telefone: 192 / 2341-0700
Horário de atendimento: 24 horas
E-mail: samu@itajai.sc.gov.br

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí