Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Diretoria de Atenção a Saúde

Diretoria de Atenção a Saúde

A Diretoria de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde tem por objetivos a formação e o desenvolvimento da rede de cuidados em saúde no SUS em Itajaí. Assim, esta diretoria é a principal responsável pela ligação entre o sistema de saúde e a população local, através de competências instituídas para atender demandas e necessidades do usuário-cidadão, de forma integral e humanizada.

Para tanto é composta pelas seguintes áreas: Estratégia de Saúde da Família, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Saúde Mental, Odontologia, Assistência Farmacêutica, Rede de Urgência/Emergência, Serviço de Nutrição, Serviço de Fisioterapia Domiciliar, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e Curativos Especiais.

Diretora: Alessandra Kaestner Enríquez, enfermeira especialista

1 – Gerência de Atenção Básica

Faz a gestão técnico-administrativa da atenção básica à saúde, formulação e aplicação das políticas de saúde, planejamento das ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde dos usuários atendidos pela Rede Municipal de Saúde, assim como a organização dos serviços e das práticas de formação de novos profissionais e dos profissionais do serviço. Mantém e ordena o funcionamento dos serviços, ações de controle, supervisão e provisão de insumos para os serviços.

1.1 - Estratégia Saúde da Família

Éo modelo de atenção básica que mudou a política de saúde pública, antes centrada em pronto-socorro e hospital, sendo atualmente a porta de entrada prioritária do Sistema Único de Saúde (SUS). O município conta com 52 equipes de Estratégia Saúde da Família, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, e com 08 Equipes de Saúde Bucal (ESB), compostas por dentista, auxiliar e técnico de Saúde Bucal. As equipes de ESF e ESB têm como objetivo e responsabilidade o atendimento e acompanhamento da comunidade em um território definido.

Endereço: Avenida Adolfo Konder, 250 – bairro São Vicente
Telefone: (47) 3249-5529
E-mail: esf.sms@itajai.sc.gov.br

1.2 - NASF

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) configura-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e com as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua). 

Endereço: Avenida Adolfo Konder, 250 – bairro São Vicente
Telefone: (47) 3249-5529
E-mail: nasf.cord@itajai.sc.gov.br

1.3 - Saúde da Mulher

Éresponsável pelas ações de assistência a mulher em todo o ciclo de vida, desde o pré-natal, redução da mortalidade materna, saúde sexual e reprodutiva, assistência ao climatério, menopausa até se fundir com a saúde do idoso, assim como o controle do câncer de mama e de colo do útero.

Endereço: Avenida Adolfo Konder, 250 – bairro São Vicente
Telefone: (47) 3249-5529
E-mail: saudedamulher@itajai.sc.gov.br

1.4 – Saúde do Homem

É responsável por ações de promoção à melhoria das condições de saúde da população masculina adulta, tais como acesso e acolhimento do homem nos serviços de saúde, desenvolvimento de estratégias de cuidado da saúde sexual e reprodutiva, sensibilização sobre a paternidade, fortalecimento da assistência básica no cuidado à saúde dos homens, facilitando o enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde mais prevalentes, bem como prevenção de violências e acidentes.

Endereço: Avenida Adolfo Konder, 250 – bairro São Vicente
Telefone: (47) 3249-5529
E-mail: saude.homem@itajai.sc.gov.br

1.5 - Saúde da Criança

A rede de atenção à criança em Itajaí está estruturada com atendimento dos profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família e de médicos pediatras. Há atendimento infantil em todas as Unidades de Saúde do município e existe ainda o Programa Nascer Itajaiense implantado para qualificação da atenção à saúde materna e do recém nascido. O Programa Saúde na Escola (PSE) é outra política intersetorial da Saúde e da Educação que visa diminuir a morbi-mortalidade na infância e adolescência.

Endereço: Avenida Adolfo Konder, 250 – bairro São Vicente
Telefone: (47) 3249-5529
E-mail: saudeinfantil@itajai.sc.gov.br

1.6 - Serviço de Nutrição

O Serviço de Nutrição conta com profissionais nutricionistas de referência para atendimento ambulatorial nas unidades de saúde e na Atenção Especializada. O serviço é responsável ainda por planejar, orientar, coordenar e propor ações que proporcionem a melhoria nas condições nutricionais da população. Por meio do Programa de Fórmulas Especiais e Nutrição, fornece fórmulas alimentares para situações especiais. Faz parte ainda do serviço a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, que tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica, reforçando a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças.

Endereço: Avenida Adolfo Konder, 250 – bairro São Vicente
Telefone: (47) 3249-5529
E-mail: nutri.das@itajai.sc.gov.br

2 – Atenção Especializada à Saúde

2.1 - Rede de Atenção Psicossocial

A Política de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Itajaí está baseada nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede de Atenção Psicossocial. Os objetivos são: ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral, promover o acesso das pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e suas famílias aos pontos de atenção e garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.

A Rede de Atenção Psicossocial do município é constituída nos seguintes pontos de atenção:

1 - Atenção Básica em Saúde- Tem a responsabilidade de desenvolver ações de promoção de saúde mental, prevenção e cuidado dos transtornos mentais, ações de redução de danos e cuidado para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, compartilhadas, sempre que necessário, com os demais pontos da rede.

- Atendimento nas Unidades de Saúde do território de referência das pessoas;

- Matriciamento da saúde mental;

- Núcleo Ampliado de Saúde da Família e  Atenção Básica;

- Polos regionalizados para atendimento de psicologia adulto;

- Atendimento de psicologia infanto/juvenil;

- Consultório na Rua – Estratégia que visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.O consultório é composto por equipes multiprofissionais que desenvolvem ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população. Realizam atividades de forma itinerante e, quando necessário, desenvolver ações em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território.

2 - Atenção Psicossocial Especializada - Atendimento realizado em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), para crianças, adolescentes, jovens e adultos, por meio de equipes multiprofissionais. Os objetivos dos CAPS são: realizar o tratamento e melhorar a qualidade de vida de pessoas com transtornos mentais e/ou problemas relacionados ao uso de crack, álcool e/ou outras drogas; e fomentar atividades de inserção social, por meio de ações intersetoriais. As ações de atenção psicossocial incluem: atendimento individual; atendimento em grupo; atendimento à família; atividades comunitárias; oficinas terapêuticas; oficinas culturais; atividades de suporte social; tratamento medicamentoso; visita domiciliar; ações intersetoriais; ações de redução de danos, entre outras. Todas as ações devem ser desenvolvidas mediante a construção de Projetos Terapêuticos Singulares.

CAPS AD

Atende adultos com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Serviço de saúde mental aberto e de caráter comunitário.

Horário de Atendimento: 2ª à 6ª das 08h às 19h
Endereço: Rua Alberto Werner, 655 – Vila Operária.
Fone: (47) 3908-5863

CAPS II

Atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

Serviço de saúde mental aberto e de caráter comunitário.

Horário de Atendimento: 2ª à 6ª das 07h às 18h
Endereço: Rua Silva, nº 628, Centro
Fone: (47) 3908-5765

CAPS INFANTIL

Atende crianças e adolescentes (até 18 anos) com transtornos mentais graves e persistentes e os que fazem uso de crack, álcool e outras drogas. Serviço aberto e de caráter comunitário.

Horário de Atendimento: 2ª à 6ª das 07h às 18h
Endereço: Rua Alfredo Trompowisky, nº 405  Vila Operária.
Fone: (47) 3908-5861

3 - Atenção de Urgência e Emergência - São responsáveis, em seu âmbito de atuação, pelo acolhimento, classificação de risco e cuidado nas situações de urgência e emergência das pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

a) SAMU 192; 

b) UPAs (CIS e Cordeiros); 

c) Portas hospitalares de atenção à urgência/pronto-socorro: Hospital Universitário Pequeno Anjo e Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen

4 - Atenção Hospitalar – O serviço de referência para atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas oferece suporte hospitalar, por meio de internações de curta duração, para usuários de álcool e/ou outras drogas, em situações assistenciais que evidenciam indicativos de ocorrência de comorbidades de ordem clínica e/ou psíquica, sempre respeitadas as determinações da Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, e sempre acolhendo os pacientes em regime de curtíssima ou curta permanência. Funciona em regime integral, durante vinte e quatro horas diárias, nos sete dias da semana, sem interrupção da continuidade entre os turnos.

Serviços de referência para internação hospitalar para Itajaí:

- Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina em São José/SC (leito adulto)

- Hospital Infantil Dr. Jesser Amarante Faria em Joinvile/SC (leito infantil)

2.2 - Fisioterapia Domiciliar

Atendimento nas residências de pessoas que sofreram algum tipo de trauma ou acidente que prejudicam a mobilidade. Os familiares dos pacientes são orientados para que mantenham com regularidade o tratamento.

Endereço: Rua Leodegário Pedro da Silva, 300 – bairro Imaruí
Telefones: (47) 3908-6025
E-mail: fisioterapiadomiciliar@itajai.sc.gov.br

2.3 - Programa de Combate ao Tabagismo

Promove palestras informativas e motivacionais para grupos de fumantes que procuram livrar-se da dependência química. Oferece medicamentos e adesivos inibidores de nicotina para os pacientes que desejam parar de fumar.

Endereço: Avenida Adolfo Konder, 250 – bairro São Vicente – Junto à Unidade de Assistência Médica Especializada, no Centro Integrado de Saúde (CIS).
Horário de atendimento:7h às 13h
Telefone: (47) 3247-9744
E-mail: programatabagismoitajai@gmail.com

2.4 - Programa de Controle de Diabetes

Funciona na Unidade de Assistência Médica Especializada e realiza orientação e acompanhamento dos pacientes diabéticos, além de fornecer os insumos necessários para tratamento, como seringa, insulinas, tiras reagentes de glicemia e aparelho glicosímetro.

Endereço: Avenida Adolfo Konder, 250 – bairro São Vicente – Junto à Unidade de Assistência Médica Especializada, no Centro Integrado de Saúde (CIS).
Horário: 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
Telefone: (47) 3247-9719
E-mail: hiperdia@itajai.sc.gov.br

2.5 – Programa de Oxigenioterapia

Fornece oxigênio domiciliar para pacientes que necessitam. Tem como objetivos reduzir o tempo de internação hospitalar, evitar reinternações, diminuir o risco de infecções hospitalares e reduzir o cuto da assistência, bem como melhor a qualidade de vida dos pacientes dependentes da oxigenioterapia.

Endereço: Avenida Adolfo Konder, 250 – bairro São Vicente – Junto à Unidade de Assistência Médica Especializada, no Centro Integrado de Saúde (CIS).
Horário: 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
Telefone: (47) 3247-9744
E-mail: programatabagismoitajai@gmail.com

2.6 – Programa de Ostomizados

A pessoa ostomizada é aquela que em decorrência de um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização do sistema (digestório, respiratório e urinário), possui um estoma, que significa uma abertura artificial entre os órgãos internos com o meio externo. O Programa de Ostomizados tem como ações a orientação para o autocuidado, prevenção e tratamento de complicações nas estomias, fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança e capacitação de profissionais.

Endereço: Avenida Adolfo Konder, 250 – bairro São Vicente – Junto à Unidade de Assistência Médica Especializada, no Centro Integrado de Saúde (CIS).
Horário: 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
Telefone: (47) 3247-9718
E-mail: estomizados@itajai.sc.gov.br

3 – Gerência de Controle das Atividades Farmacêuticas

Realiza o controle de todas as atividades relacionadas à Assistência Farmacêutica, desde a seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos, bem como a dispensação e farmácia clínica junto aos usuários.

Endereço: Avenida Adolfo Konder, 250 – bairro São Vicente
Telefone: (47) 3249-5529
E-mail da coordenação: farmacia@itajai.sc.gov.br

4 – Gerência de Controle das Atividades Odontológicas

É responsável pela coordenação dos Cirurgiões Dentistas, Auxiliares de Saúde Bucal e Técnicos de Saúde Bucal da Rede Municipal de Saúde de Itajaí, bem como por todos os Consultórios Atendimento Odontológico nas das Unidades Básicas de Saúde dos bairros do município e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Responsável também pelos programas de Educação em Saúde Bucal em escolas e para a população em geral, bem como o programa Bebê Sorridente.

Endereço:Avenida Adolfo Konder, 250 – bairro São Vicente
Telefone:(47) 3249-5529
E-mail da coordenação:odontologia@itajai.sc.gov.br

5 – Gerência de Controle das Atividades Médicas

Planejar, coordenar e supervisionar atividades inerentes às ações médicas no município de Itajaí, orientando os profissionais sobre protocolos clínicos, fluxos de trabalho na rede pública municipal e atualizações necessárias. Também faz parte da Gerência Médica, a coordenação do Programa Mais Médicos, que busca a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com a inserção de mais profissionais médicos no município.

Endereço: Avenida Adolfo Konder, 250 – bairro São Vicente
Telefone: (47) 3249-5529
E-mail da coordenação: gerenciamedica@itajai.sc.gov.br

6 – Programa de Educação Permanente em Saúde de Itajaí (PEPSI)

O PEPSI é uma iniciativa inovadora da gestão da Secretaria Municipal de Saúde e está se tornando referência na região em educação permanente em Saúde. Criado em setembro de 2017, tem como objetivo o desenvolvimento contínuo de cursos, capacitações, treinamentos, atualizações e seminários para servidores públicos da rede municipal de Saúde, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Endereço: Avenida Adolfo Konder, 250 – bairro São Vicente
Telefone: (47) 3249-5529
E-mail da coordenação: educacaopermanente@itajai.sc.gov.br

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí