Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Brasão

Você está em: Página Inicial > Cidade > Símbolos > Brasão

Brasão

 

 

As atuais Armas do Município de Itajaí se constituem do seguinte:

Escudo Português em Azul - O escudo evoca a origem da nossa raça, para cuja formação contribui o português como elemento étnico principal, em azul a lembrar ainda de nossa situação geográfica próxima ao mar.

Faixeta Ondeada Atravessante - Uma faixa ondeada na cor prata atravessa o escudo, no sentido horizontal, lembrando a presença do rio Itajaí-Açu, donde vem o nome Itajaí e toda a nossa riqueza.

Âncora em Ouro - A âncora na cor ouro, colocada no escudo azul por baixo da faixeta, evoca a situação de cidade portuária e próspera, já que ouro significa sempre riqueza, prosperidade. A âncora é o instrumento naval para que o navio seja fundeado.

Chefe do Último, em Prata, com Cruz Recruzetada - Chama-se Chefe do Último a parte superior do escudo. No brasão de Itajaí ele é de cor prata e carregado com uma cruz cruzada nos pontos ou recruzada. A cruz lembra as nossas tradições cristãs que vêm desde os primórdios da colonização do nosso município.

Coroa Mural de Ouro forrada de Vermelho e com Quatro Torres - A coroa mural de ouro com quatro torres é a sede de um município. Por dentro, esta coroa, colocada na parte superior do escudo, deve ser forrada de vermelho. Completa ainda o brasão de armas municipais uma faixa ou listel em azul, posta em baixo do escudo com o dístico "Itajaí", nome oficial do nosso município.

Obs.: De conformidade com a Lei nº 1.200, de 21 de Dezembro de 1972.

 

Download do brasão em formato AI

Download do brasão em formato EPS

Download do brasão em formato PDF

Download do brasão em formato JPG

Download do brasão em formato PNG

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí