08/03/2005 00:00:00

Data:08/03/2005 00:00:00
Título:Codetran promove a educação no trânsito de Itajaí
Descrição:Com o objetivo de orientar e informar, Postos de Controle de Trânsito serão realizados em horários alternados para atender públicos mais diversos. Coordenadoria de Trânsito e Transporte deverá reforçar o efetivo em com a abertura de concurso público para a contratação de mais 50 guardas.

A Coordenadoria de Trânsito e Transporte de Itajaí (Codetran) continua com as atenções voltadas para a educação no trânsito. Nesta quarta-feira, dia 9, será realizado mais um Ponto de Controle de Trânsito (Pctran). O responsável pela Codetran, Camilo Santiago, informa que, desta vez, a ação irá acontecer no período noturno e será voltada para os motoristas de caminhões.

Realizado semanalmente em pontos diferentes da cidade, o Pctran terá também seus horários alternados entre os turnos matutino, vespertino e noturno.
A intenção é atingir a maior diversidade de públicos possível
, explica o coordenador do trânsito de Itajaí.

Durante o Pctran, um grupo de guardas da Coordenadoria estará em abordando os condutores para fornecer orientações e informações. Os motoristas serão escolhidos de acordo com critérios utilizados pela Codetran. A via onde a Codetran fará o trabalho não pode ser revelado, para que os condutores não evitem transitar pelo local.

Além de manter a ordem e a disciplina no trânsito, o principal objetivo do Posto de Controle de Trânsito é educar.
Procuramos sempre alertar as pessoas sobre algumas coisas do cotidiano que, quando são esquecidas, acabam provocando erros ou acidentes
, observa Santiago, que complementa:
Com a realização dos Pctrans, não pretendemos notificar, mas promover a educação no trânsito
.

De acordo com Camilo Santiago, a queda no número de notificações é um dos principais resultados das ações educativas no trânsito. Em dezembro do ano passado, foram notificados 1,4 mil condutores. Já nos meses de janeiro e fevereiro de 2005,o número de notificações não chegou a mil.

Reforço no efetivo
Atualmente a Codetran conta com 45 guardas em seu efetivo. Normalmente, cerca de 32 estão em ação nas ruas da cidade: 16 no horário da manhã e outros 16 à tarde. O atual convênio com a Polícia Militar determina que a Coordenadoria de Trânsito e Transporte deve atuar das 7 às 19 horas. A partir desse horário, o trânsito fica sob responsabilidade da Polícia.

O coordenador do trânsito no município, Camilo Santiago, revela a intenção de modificar o convênio para ampliar o horário de atuação da Codetran.
Para isso, já solicitamos a abertura de concurso público para a contratação de 50 novos guardas
, anuncia. Além de viabilizar o atendimento no período noturno, este reforço no efetivo realizaria também a guarda em locais críticos da cidade ou durante eventos públicos.

Fonte:
Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran)
Diretor: Camilo Santiago
Fone: 9973-5509
Texto: André Pinheiro / SC 01159-JP
  

 Imprimir Notícia