Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Família Schurmann se despede de Itajaí e parte para volta ao mundo

“Expedição Oriente” vai passar por 29 países e cinco continentes e deve durar dois anos e três meses
Data de inclusão: 21/09/2014 20:07

Foram mais de 1800 dias de muito planejamento, mais de 43 mil horas de preparação para uma nova volta ao mundo. Nesses cinco anos, um novo propósito para percorrer 29 países, cinco continentes e 30 mil milhas náuticas: teriam os chineses descoberto a América, 71 anos antes de Colombo? Neste domingo (21), o primeiro dos cerca de 50 portos foram riscados da lista da Família Schurmann. O veleiro Kat partiu de Itajaí com 12 tripulantes, pouco antes das 16h. A Vila da Regata ficou lotada de espectadores, que foram até o local desejar uma ótima viagem. Esta é a terceira volta ao mundo dos comandados de Vilfredo Schurmann. A “Expedição Oriente” deve durar dois anos e três meses. Foi a primeira vez que a Família Schurmann partiu de Itajaí. (Veja fotos aqui).

“Itajaí está se consolidando cada vez mais como um pólo náutico no Brasil. A escolha da cidade apenas reforça o que o município representa nesse cenário. Ser escolhido para a largada da “Expedição Oriente” é muito gratificante para todos nós. Desejo a Família Schurmann uma ótima viagem”, comentou o prefeito Jandir Bellini.

O trajeto desta nova volta ao mundo foi inspirado no livro “A Teoria 1421”, do autor inglês Gavin Menzies, que defende que uma expedição chinesa comandada pelo almirante Zheng He, a mando do Imperador Zhu Di, da Dinastia Ming, teria sido a primeira a chegar a América em 1421. Em busca da verdade por trás desta teoria, o veleiro Kat vai procurar por respostas que podem estar escondidas no Oriente há quase 600 anos. Depois de 30 anos da primeira volta ao mundo da família a bordo de um veleiro, eles retornam ao mar para mais uma aventura, mas desta vez será a primeira que eles chegarão à Antártica e à República Popular da China, que fica a aproximadamente 17 mil quilômetros de distância do Brasil. A previsão é de que os Schürmann tenham a primeira parada após uma semana, em Punta Del Este, no Uruguai.

“Devemos percorrer de 180 a 200 milhas náuticas por dia. Estudamos muito bem cada local, pois em determinados lugares do planeta temos que passar quando é inverno ou quando é verão, por causa das condições dos mares e do tempo”, esclareceu o comandante Vilfredo Schurmann. 

“Estamos muito confiantes com essa teoria e acreditamos que podemos encontrar evidências físicas que comprovem a história do comandante Zheng He. Desta vez vamos viajar com muito mais tecnologia, eu por exemplo vou ficar em terra, junto com uma equipe de 30 pessoas. Acho que vamos ter histórias muito boas para contar”, explicou David Schurmann.

Partindo de Itajaí, Santa Catarina em setembro de 2014, a expedição passará por países como Argentina, Chile e Uruguai, na América do Sul; Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné, na Oceania; China, Indonésia, Japão, Singapura e Vietnã, na Ásia; e África do Sul, Madagascar e Maurício, na África, além de passar pela Antártica e dezenas de outras localidades, antes de seu retorno ao Brasil, programado para dezembro de 2016.

 

Itajaí reconhecida internacionalmente

Uma coletiva de imprensa foi realizada neste domingo pela manhã e contou com a participação de veículos de imprensa nacionais e internacionais. Destaque para um canal de televisão chinês. 

 

Veleiro Kat

A embarcação é o maior veleiro de aço já construído no Brasil. Com tecnologia de ponta e foco na sustentabilidade ele possui 80 pés de comprimento e 6,65 metros de largura, quilha retrátil de 18,5 toneladas e peso total de cerca de 67 toneladas. Também será o primeiro veleiro do país com quilha retrátil, o que vai permitir que o barco navegue em baias com pouca profundidade, e ao mesmo tempo encare condições extremas de navegação como na Antártica.

Todos os testes foram realizados no velereiro Kat que, foi construído e equipado, de modo a não causar impacto ambiental negativo com sistemas de reciclagem e fontes de energia limpa. O intuito da utilização dessas formas de energias renováveis é pensado unicamente na preservação ambiental. Profissionais do CE (Conselho Europeu) certificaram o veleiro. Os testes dos motores, de estabilidade e das velas foram realizados dos dias 8 ao dia 14 de setembro.

A preparação no veleiro Kat se fez com muita antecedência, desde a verificação das mangueiras de água e óleo hidráulico com sua braçadeiras, verificação das baterias, verificação de peças sobressalentes para motor. Todos equipamentos de transmissão por satélite de comunicação, sistema de combate a incêndio, sistema de tratamento de água enfim, tudo é checado para ver se está tudo em ordem. A equipe irá saber da previsão do tempo de várias fontes como: brasileiras, americanas e europeias. 

 

Destino

1ª parte da viagem será pela América do sul e Antártica:

Punta Del Este - Uruguai

Buenos Aires - Argentina

Mar de Plata - Argentina

Puerto Madryn - Argentina

Ushia - Argentina

Antártica

Puerto Willians - Chile

Puerto Mont - Chile

Ilha de Juan Fernandez - Chile

Ilha de Páscoa - Chile

 

Conheça o perfil da Família Schürmann

Vilfredo Schürmann

Economista graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Vilfredo Schürmann foi consultor financeiro de grandes corporações brasileiras, tais como Ceval (hoje, Bunge), Weg AS e outras.

Aos 35 anos de idade, trocou uma carreira bem-sucedida e a vida em terra firme pelo prazer de desfrutar momentos de aventura junto com sua família, navegando pelo mundo em um veleiro. Capitão das expedições da Família Schürmann, liderou e coordenou as duas expedições de volta ao mundo no mar e foi condecorado com a Medalha do Mérito Naval da Marinha do Brasil em junho de 2012.

Vilfredo foi produtor do documentário “Em Busca do Sonho”, da série “Magalhães Global Adventure”, para a Rede Globo de Televisão, e do longa-metragem “O Mundo em Duas Voltas”. É palestrante, presidente da Schurmann Produções Cinematográficas e responsável pelos projetos educacionais do Instituto Kat Schürmann.

Heloisa Schürmann

Graduada Professora de Inglês pela New York University com especialização na área de Pedagogia, Heloísa Schürmann educou os quatro filhos nas duas expedições de volta ao mundo da Família Schürmann.

Pesquisadora, é responsável pelo conteúdo dos projetos globais e autora dos diários de bordo nas viagens. Heloisa é escritora, autora de três best sellers nacionais e publicou recentemente o livro “Pequeno Segredo”.

Desenvolveu o Programa Pedagógico da expedição Magalhães Global Adventure, intitulado “Educação na Aventura”, que foi acompanhado por mais de 2 milhões de alunos no Brasil e nos Estados Unidos. Além de palestrante, é responsável pelo núcleo de dramaturgia da produtora e pelo conteúdo digital da Família Schürmann.

Pierre Schürmann

Pierre Schürmann partiu do Brasil com sua família aos 15 anos de idade na circum-navegação “10 Anos no Mar”. Desembarcou nos Estados Unidos para estudar na universidade e, em terra firme, começou sua carreira como corretor no Smith Barney.

Em 1994, retornou ao Brasil para trabalhar na estruturação do projeto Magalhães Global Adventure. Iniciou uma carreira empreendedora independente em 1997, que o levou a criar e vender três empresas: Zeek!, Ideia.com e Experience Club.

Atualmente, é investidor em diversas empresas de tecnologia através da NoveCo Participações e CEO da BPG Shop. Embora tenha um foco grande em negócios, sempre buscou equilíbrio de vida e hoje compartilha suas experiências em seu blog “Caminho Zen”, publicado no site da revista IstoÉ.

David Schürmann

Cineasta formado na Nova Zelândia, iniciou sua carreira internacional aos 19 anos de idade como diretor de programa de televisão daquele pais, onde viveu por 6 anos.

Dirigiu filmes longa-metragens, séries para TV e filmes publicitários, conquistando prêmios no Brasil e no exterior. Suas produções já o levaram a filmar em mais de 40 países. Além de sua atuação na área cinematográfica, é o CEO das empresas da Família Schurmann e responsável pelo planejamento e desenvolvimento da Expedição Oriente.

Palestrante há 10 anos, David compartilha de forma dinâmica os aprendizados e as experiências vividas durante as expedições com sua família e a vivência como cineasta adquirida em sua carreira profissional.

Whihelm Schürmann

Aos 7 anos, Wilhelm Schürmann embarcou com sua família para navegar ao redor do mundo. Ele viveu 10 anos no veleiro, onde estudou por correspondência, aprendeu 3 idiomas fluentemente, conheceu mais de 42 países e teve aventuras inesquecíveis.

Aos 10 anos, aprendeu a velejar de windsurfe e – apaixonado pelo esporte – tornou-se atleta profissional, participando de competições em diversos países. Unindo talento e dedicação, se destacou no cenário nacional e internacional, sendo reconhecido como um dos maiores nomes no esporte do windsurfe no Brasil e no mundo em diferentes classes, como Formula Slalom, Wave, Speed e Longa Distância.

Wilhelm conquistou mais de 180 medalhas e troféus nacionais e internacionais em mais de 200 campeonatos, participando de mais de mil regatas. Na Expedição Oriente, será o imediato a bordo do veleiro Kat, onde esta há 6 meses trabalhando e prestando assessoria em todas as fases da construção do barco.

Kat Schurmann

Kat Schürmann nasceu em 1992 na Nova Zelândia. Aos 3 anos, tornou-se a mais jovem marinheira ao ser adotada pela Família Schürmann. Participou da Magalhães Global Adventure dos 5 aos 8 anos, navegando ao redor do mundo e conhecendo 19 países.

Fluente em inglês e português, estudou por correspondência pelo método americano de ensino da Calvert School. Corajosa marinheira, Kat praticou diversas modalidades de aventuras: desceu rios em rafting, subiu montanhas e vulcões, nadou com os golfinhos e mergulhou em Fernando de Noronha. Sempre alegre e brincalhona, era uma determinada defensora do meio ambiente.

Kat faleceu em 29 de maio de 2006, aos 13 anos de idade, devido a complicações decorrentes do vírus HIV, do qual era portadora desde seu nascimento. A pequena e amada marinheira está simbolicamente presente na Expedição Oriente no nome do veleiro Kat, batizado em sua homenagem.

 

Fotos no Flickr da Prefeitura de Itajaí. 

__________________

Informações adicionais:

Secretaria de Turismo

Telefone: (47) 3348-1080
 

Imagens relacionadas

Família Schurmann se despede de Itajaí e parte para volta ao mundo
Família Schurmann se despede de Itajaí e parte para volta ao mundo
Família Schurmann se despede de Itajaí e parte para volta ao mundo
Família Schurmann se despede de Itajaí e parte para volta ao mundo
Família Schurmann se despede de Itajaí e parte para volta ao mundo
Família Schurmann se despede de Itajaí e parte para volta ao mundo
Família Schurmann se despede de Itajaí e parte para volta ao mundo
Família Schurmann se despede de Itajaí e parte para volta ao mundo
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí