Educação Socioemocional promove formação para profissionais aplicadores

Encontros ocorrem ao longo desta semana e também envolvem gestores e supervisores escolares
Data de inclusão: 06/05/2024 16:39

A Secretaria de Educação de Itajaí, por meio da Educação Socioemocional, promove ao longo desta semana uma formação para professores aplicadores do programa Socioemocional, que atuam na Rede Municipal de Ensino. Os encontros ocorrem no auditório da secretaria, nos períodos matutino e vespertino e são divididos por etapas escolares. Nesta segunda-feira (06), a formação foi destinada aos professores dos 6º aos 9º anos.

Na terça-feira (07), o público serão os profissionais da Educação Infantil. Na quarta (08) é a vez dos professores dos 1º, 2º e 3º anos e, na quinta (09), para docentes dos 4º e 5º anos. Na sexta-feira (10), no encerramento da formação, o público-alvo serão os gestores e supervisores escolares. O evento deve envolver, ao todo, cerca de 2 mil profissionais da educação.

“A formação é para repassar a todos esses profissionais sobre os materiais da Gênios Educacional e as estratégias para aplicação do programa nas unidades de ensino da Rede Municipal. Vamos direto ao ponto, nos territórios em que os professores trabalham, com vivências bastante significativas para o dia a dia nas salas de aula”, destacou a diretora pedagógica da Gênios, Adriana Lima.

Os encontros contam, ainda, com a participação de dois consultores pedagógicos, Deiver Greboggy e Fábio Queiroz.

Depressão e ansiedade

Segundo levantamentos apresentados pela equipe da Gênios Educacional, a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% no primeiro ano da pandemia e, em 2021, o acréscimo foi de 31%. Já os casos de suicídio cresceram 43% no Brasil em uma década – passando de 9.454 em 2010 para 13.523 ocorrências em 2019. Entre os adolescentes, o aumento foi de 81%.

Para a professora Cláudia Lourenço, que trabalha na Escola Básica Professora Inês Cristofolini de Freitas, no bairro Itaipava, e é aplicadora do programa desde 2017, os dados só demonstram a importância de tratar o assunto com todas as faixas etárias, dentro das unidades de ensino. “Os valores precisam ser trabalhados e reforçados também em sala de aula. Por meio dos materiais pedagógicos, das formações e dos personagens a gente consegue potencializar a temática com alunos de todas as idades. É muito gratificante ver o aprendizado e o desenvolvimento emocional de cada um deles a cada ano que passa”, ressaltou a docente.

Novo personagem

Até o fim desta semana, o programa vai receber uma novidade. Trata-se da nova mascote – a Capivara Nana – que promete encantar crianças e adolescentes, assim como fizeram o professor Corujão e a águia Mila.

Educação Socioemocional promove formação para profissionais aplicadores