Com delegação de 26 atletas, Itajaí conquista 34 medalhas no Meeting Paralímpico

Evento realizado em Florianópolis também incluiu a seletiva estadual para as Paralimpíadas Escolares
Data de inclusão: 07/03/2024 15:35

Itajaí marcou presença no Meeting Paralímpico realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, nos dias 02 e 03 de março. A participação dos paratletas itajaienses resultou em um total de 34 medalhas, sendo 23 de ouro, oito de prata e três de bronze. A delegação contou com a presença de 26 atletas.

A maioria dos atletas de Itajaí faz parte da equipe da Associação de Deficientes Visuais Itajaí e Região (Advir), que conta com o apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL). Entre os destaques individuais, Suzana Silva conquistou três medalhas de ouro, no lançamento de dardo, disco e arremesso de peso. Já a atleta Nathalia de Carvalho não apenas venceu no lançamento de dardo, mas também estabeleceu um novo recorde brasileiro, atingindo a marca de 17 metros e 43 centímetros.

Para o treinador da equipe, Sidney Reinhold, o evento serviu como uma métrica crucial para o início da temporada e proporcionou uma visão clara da evolução de cada atleta. "Em 2024 teremos o Campeonato Brasileiro no final do ano e, neste evento, já pudemos avaliar o progresso significativo de nossos atletas", comentou Reinhold.

Cinco atletas de Itajaí se preparam para enfrentar seu próximo desafio no Meeting de Curitiba, neste domingo (10). Marcelo Pocidonia vai disputar a modalidade salto em altura e lançamento de disco. Já os atletas José Roberto, Suzana Silva, Natália Carvalho e Marcos Hoelschen vão competir nas modalidades de lançamento de disco e dardo.

"Embarcamos na sexta-feira para Curitiba com a expectativa de retornar com pelo menos cinco medalhas", conclui otimista o treinador Reinhold.

Participação na Seletiva Estadual para as Paralimpíadas Escolares

No mesmo fim de semana, os atletas itajaienses também participaram da seletiva para as Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas em São Paulo no mês de dezembro. A competição ocorreu em conjunto com o Meeting Paralímpico de Florianópolis, aproveitando a estrutura do evento principal.

Itajaí contou com representantes nas modalidades de bocha e atletismo, voltadas para atletas de 12 a 17 anos. Na bocha paralímpica, Emanoel dos Santos foi o representante, enquanto no paratletismo competiram Maria Helena da Silva (Classe F34) e Eduarda de Oliveira Busana (Classe F37). Os resultado serão divulgados posteriormente no site da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).