Itajaí promove mutirão de ações contra dengue no bairro Imaruí

Iniciativa ocorre a partir das 08h desta quarta-feira (21)
Data de inclusão: 20/02/2024 16:34

O Município de Itajaí promove nesta quarta-feira (21) um novo mutirão contra a dengue, desta vez no bairro Imaruí. A iniciativa contará com diversas ações de conscientização e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti. O local é um dos mais afetados pela doença, com 89 casos registrados em 2024. A ação inicia às 08h, com saída da Unidade Básica de Saúde do bairro (rua Leodegário Pedro da Silva).

O evento contará com mutirão de limpeza em locais com risco para dengue, uso de drone para verificar possíveis criadouros e ação educativa e de conscientização na Escola Básica Arnaldo Brandão. Além disso, será realizada a aplicação de inseticida com veículo da Secretaria de Estado da Saúde e o uso de carro de som para sensibilização da comunidade sobre as medidas de prevenção.

“Este mutirão é uma forma da Prefeitura chamar atenção dos moradores sobre a situação da dengue. Já ultrapassamos os 600 casos confirmados neste ano e é preciso que a população se conscientize que precisa fazer a sua parte. Somente as ações do poder público não são suficientes, os itajaienses devem adotar os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito da dengue”, destaca o coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira.

O mutirão de combate à dengue é organizado pelas Secretarias municipais de Saúde, Obras e Educação, com apoio da Guarda Municipal e Defesa Civil e parceria da Macrorregional de Saúde. A iniciativa também faz parte da mobilização contra a dengue que ocorre simultaneamente em todos os municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

“A Secretaria Municipal de Obras vai atuar neste mutirão com maquinário e equipes para limpeza de locais com risco à saúde. Esse trabalho é realizado continuamente, mas precisamos que a população colabore não jogando lixo em terrenos baldios. Temos diversas estruturas para descarte gratuito de resíduos, como os Centros de Atendimento ao Cidadão e o PEV no São Vicente”, reforça o secretário municipal de Obras, Márcio José Gonçalves.

Itajaí promove mutirão de ações contra dengue no bairro Imaruí