Semasa enviará proposta de desconto nas faturas de janeiro

Medida foi adotada como compensação pela turbidez na água
Data de inclusão: 12/01/2024 17:56

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (Semasa) vai encaminhar ao Gabinete do Prefeito, na próxima semana, uma proposta de Projeto de Lei para conceder desconto na fatura de água do mês de janeiro de 2024. A indicação será analisada pelo prefeito Volnei Morastoni e enviada para aprovação da Câmara de Vereadores no retorno do recesso legislativo. O objetivo é fazer uma compensação pelo período em que ocorreu turbidez na água. O benefício será repassado aos imóveis da categoria residencial, de todos os bairros da cidade, correspondente a sete dias de consumo (23,3% de desconto).

A decisão foi tomada pelo diretor geral do Semasa, Diego Antônio da Silva. A iniciativa veio após o posicionamento oficial da equipe técnica de saneamento. Na avaliação dos técnicos, a turbidez relatada por consumidores de diversas regiões de Itajaí ocorreu após a saída das estações de tratamento, proveniente do desprendimento de partículas de ferro e manganês incrustadas nas tubulações que fazem a distribuição da água.

As ocorrências de água turva foram registradas pela população desde os primeiros dias de 2024. Dentre as possíveis causas, estão os fenômenos climáticos ocorridos no semestre anterior, junto ao alto consumo registrado desde o dia 22 de dezembro, que altera a pressão e vazão na rede.

Nota técnica e resolução

Além disso, a nota técnica salienta que nos meses de setembro, outubro e novembro de 2023 a região do manancial de captação do Semasa (Rio Itajaí-Mirim) sofreu sete eventos climáticos de grande impacto com diferentes intensidades. Entre eles estão o excesso de chuvas, alta de turbidez e ainda eventos de “seca” de rede. Essas ações causaram variações na vazão e pressão da distribuição de água. Devido a estes imprevistos, o fenômeno indesejado de água suja pode ter se potencializado em alguns bairros.

Para minimizar os problemas ocorridos, o corpo técnico do órgão realizou alguns procedimentos operacionais. Foram eles: aumento do agente de quelação (sequestro) dos elementos ferro e manganês nas águas produzidas pelas Estações de Tratamento de Água, controle efetivo das descargas de rede de águas, aumento do agente de floculação de água e limpeza de filtros com maior frequência. Estas ações são complementares para melhorar a qualidade no tratamento e rede de distribuição e assim minimizar os efeitos da água com turbidez.

A orientação aos consumidores é para que façam o registro nos canais de atendimento pelo 0800 645 0195, 115, 3344 9000 (fixo e whatsapp) e Telegram (47) 99262 3492. Com a aprovação do Projeto de Lei, o Semasa deverá conceder automaticamente o desconto na fatura. Mesmo que isso ocorra em fevereiro ou março, o benefício será referente ao consumo registrado em janeiro.