Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí lidera Índice de Participação dos Municípios (IPM) em arrecadação de ICMS

Município superou Joinville e pela primeira vez conquistou o topo do ranking em Santa Catarina
Data de inclusão: 28/12/2023 13:53

O Município de Itajaí ficou no topo do ranking estadual do Índice de Participação dos Municípios (IPM) em arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A listagem foi publicada nesta semana pela Secretaria de Estado da Fazenda e confirma os dados do ranking provisório, divulgados em junho. Pela primeira vez Itajaí teve a maior participação no ICMS catarinense (8,12%), seguido pelos municípios de Joinville (7,66%) e Blumenau (3,51%).

O IPM estabelecido para 2024 leva em conta o movimento econômico de cada cidade no ano de 2022. No índice divulgado no ano anterior, Joinville liderava com IPM de 8,20%, seguida por Itajaí com 7,82% e Blumenau com 3,67%. A estimativa do Município é que o repasse de ICMS em 2023 ultrapasse os R$ 520 milhões recebidos no ano passado (valor total registrado de janeiro a novembro).

“Há auditores fiscais municipais que atuam diretamente, junto à Fazenda Estadual, neste processo de acompanhamento e apuração do Índice de Participação dos Municípios. Em 2023, foi apurado um Valor Adicionado de aproximadamente R$ 40 bilhões gerado por Itajaí e que, somado ao nosso índice ICMS Educacional, resultou em um IPM de 8,12%. De forma inédita, Itajaí conquistou a primeira posição no ranking em Santa Catarina”, ressalta o secretário municipal da Fazenda, Erico Laurentino.

Entre os setores que mais contribuíram para este resultado estão: combustíveis, comércio exterior (operações de trading), comércios atacadistas de vários segmentos como bebidas, medicamentos, entre outros.

O ICMS é o principal imposto estadual. Uma fatia de 25% da arrecadação deste imposto pelo Governo do Estado retorna aos municípios em proporções diferentes, de acordo com seu índice de participação (IPM), que é recalculado a cada ano. Para definir o IPM que será pago no ano seguinte, por exemplo, em 2024, a Secretaria de Estado da Fazenda considera o movimento econômico do ano anterior, neste caso 2022.

Além do chamado Valor Adicionado (VA), que corresponde ao movimento econômico, a composição do índice também considera o ICMS Educacional desde o ano passado. Este percentual é baseado em indicadores educacionais dos municípios.

A repartição do ICMS entre os municípios tem a seguinte proporção: 75% considera o VA, outros 10% levam em conta o ICMS Educacional e os 15% restantes são divididos igualmente entre as 295 cidades catarinenses. 

Imagens relacionadas

Itajaí lidera Índice de Participação dos Municípios (IPM) em arrecadação de ICMS
Itajaí lidera Índice de Participação dos Municípios (IPM) em arrecadação de ICMS
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí