Município de Itajaí delimita locais específicos para os food trucks na avenida Beira-Rio

Medida visa organizar, eliminar excessos e valorizar a cultura da comida de rua
Data de inclusão: 22/12/2023 10:53

O Município de Itajaí inicia nesta sexta-feira (22) a delimitação de locais específicos para os food trucks na avenida Beira-Rio. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação e a Coordenadoria de Trânsito (Codetran). A medida visa organizar, eliminar excessos e valorizar a cultura da comida de rua através do urbanismo tático.

“Itajaí, ao abraçar o urbanismo tático e valorizar a presença dos ambulantes, está construindo mais do que calçadas ampliadas. Está criando um ambiente dinâmico que promove a interação comunitária e reforça a segurança nas áreas urbanas. Essa abordagem não é apenas uma mudança física, é uma evolução cultural que coloca a cidade no mapa da inovação urbana”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

O urbanismo tático é uma estratégia para a implementação de projetos de forma rápida por meio de materiais de baixo custo, como tinta, balizadores e tachões. A técnica permite testar soluções, proporcionar a interlocução com as pessoas que utilizam o espaço e mensurar os impactos das medidas adotadas na dinâmica local.

A medida irá demarcar os espaços para atendimento de food trucks ao longo da avenida Beira-Rio e permitirá a ampliação das calçadas para convivência da comunidade. A sinalização também garantirá melhor circulação de pedestres e ciclistas.

O comércio ambulante em vias públicas é regrado pelo Código de Posturas do Município. A solicitação de uso de área pública para este serviço deve ser solicitada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação pelo site Aprova Digital