Secretaria de Obras de Itajaí realiza mais de 50 mil atendimentos em 2023

Mais de 2 mil de toneladas de lixo reciclável foram recolhidas no ano
Data de inclusão: 21/12/2023 15:18

A Secretaria Municipal de Obras de Itajaí executou mais de 50 mil atendimentos ao longo deste ano para melhoria e manutenção de vias públicas. As equipes realizaram serviços como: limpeza e instalação de bueiros, reparos e desobstrução de drenagem pluvial, coletas de entulho, recicláveis e limpeza urbana, instalação e recolocação de fiação elétrica, melhorias na iluminação pública, pavimentação, entre outros.

O recolhimento de materiais recicláveis foi um dos destaques com mais de 8 mil toneladas em 2023. Os resíduos para reciclagem foram coletados pela Ambiental e também pelo programa Cata Treco, iniciativa da Secretaria de Obras que recolhe móveis e eletrodomésticos que a população deseja descartar. Somente o serviço municipal coletou 6.130 toneladas de janeiro a dezembro de 2023. Grande parte destes atendimentos aconteceram em períodos de alagamentos e inundações na cidade.

Além disso, a coleta de entulhos teve quase 4 mil atendimentos no decorrer do ano, especialmente em mutirões de limpeza, que totalizaram 23,7 mil toneladas. Já as atividades de limpeza urbana, como roçagem de praças e espaços públicos, ultrapassaram 1,5 mil atendimentos.

“Para manter nossa cidade sempre limpa e bem cuidada, as equipes da Secretaria Municipal de Obras executam diariamente reparos, manutenções e novas instalações de infraestrutura nas vias por todos os bairros. São serviços que muitas vezes passam despercebidos da população, mas que são essenciais para assegurar o tráfego seguro, melhor qualidade de vida e ainda evitar alagamentos”, pontua o secretário de Obras de Itajaí, Márcio José Gonçalves, o Dedé.

Mais de 3 mil luminárias em LED instaladas

Outro dado significativo é em relação aos serviços de iluminação pública e reparação elétrica. As equipes foram chamadas 5.772 vezes para manutenção de lâmpadas e fiações. Houve ainda 4.280 chamados para novas instalações ou recolocações da fiação elétrica em espaços públicos devido a furtos. A Secretaria de Obras também substituiu e instalou 3.128 luminárias em LED neste ano.

Fundamental para minimizar alagamentos e enxurradas, os reparos e desobstrução de drenagem pluvial nas vias totalizaram 4.893 atendimentos de janeiro a dezembro. Ainda foram confeccionados e limpos mais de 2,2 mil bueiros em diversos bairros da cidade.

Os serviços de manutenção da infraestrutura das ruas também receberam diversas solicitações ao longo do ano: obras de pavimentação e tapa-buraco, por exemplo, foram realizadas mais de 3 mil vezes por mês em 2023. Já os serviços de fresagem e repavimentação asfáltica totalizaram melhorias em 32.520 m² de vias públicas.

São destaques ainda a pintura, manutenção e novas instalações de academias ao ar livre e parques infantis, com mais de 5 mil atendimentos no ano. A limpeza, manutenção e instalação de lixeiras públicas teve 2,5 mil registros e as atividades de plantio de flores e grama, bem como os serviços de irrigação, somaram 3,5 mil execuções.

Secretaria de Obras de Itajaí realiza mais de 50 mil atendimentos em 2023