Município de Itajaí lança ferramenta para comprovar veracidade de atestados médicos

Iniciativa busca trazer mais transparência e segurança sobre a emissão do documento
Data de inclusão: 11/12/2023 10:21

O Município de Itajaí lança nesta segunda-feira (11) uma ferramenta que auxilia na comprovação da veracidade de atestados médicos. A iniciativa busca trazer mais transparência e segurança sobre os documentos emitidos por profissionais da Rede Municipal de Saúde. A verificação pode ser feita pelo site atestados.itajai.sc.gov.br ou no módulo Saúde/Atestados no aplicativo Conecta.í.

A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), em parceria com a Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec).

Através do site será possível validar atestados médicos emitidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Município de Itajaí. Ao acessar o portal, o usuário deverá informar a chave para validação que consta no atestado e a data de emissão do documento. Após preencher essas informações, a ferramenta vai exibir uma mensagem validando ou não o atestado.

“Essa tecnologia é muito importante para trazer maior segurança jurídica aos profissionais de saúde que trabalham na rede municipal de Itajaí, além de ser uma garantia para o trabalhador e para os empregadores. O site busca assegurar que todo o processo que envolve a emissão de atestados médicos seja cada vez mais transparente e seguro com os envolvidos”, comenta o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

A tecnologia integra uma série de soluções desenvolvidas pela Setec para garantir mais eficiência e confiabilidade para todos os cidadãos de Itajaí. “Este serviço, integrado ao nosso aplicativo Conecta.í, não só proporciona maior agilidade e acessibilidade para nossa população e setor produtivo, mas também reforça o compromisso da nossa gestão com a transparência e segurança. Estamos empenhados em continuar desenvolvendo soluções inovadoras que utilizam a tecnologia para otimizar os serviços municipais”, destaca o secretário de Tecnologia de Itajaí, Murilo Sodré.