Itajaí é destaque em painel de sustentabilidade e tecnologia em conferência da ONU

A COP28 acontece até o dia 12 de dezembro, em Dubai
Data de inclusão: 04/12/2023 18:11

As ações tecnológicas criadas por Itajaí em favor da comunidade foram destaque durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que ocorre até 12 de dezembro, em Dubai. O Município foi apresentado como case de sucesso durante um painel sobre tecnologia e sustentabilidade pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para facilitar o acesso da população, como aplicativos, portais, sistemas e serviços digitais.

A fábrica de softwares implementada pela Secretaria Municipal de Tecnologia foi apresentada pela Codex, que integrou os painéis do evento internacional. A empresa é representante das soluções ESRI no Brasil e desenvolve as ferramentas do Arcgis, sistema utilizado no projeto GeoItajaí e no portal Gestão de Desastres, ambos desenvolvidos pelo Município.

“Isso reflete o compromisso de Itajaí com a governança de dados e a inovação tecnológica. Ao longo dos últimos sete anos, desenvolvemos mais de 250 soluções tecnológicas para a população. A produtividade de nossa equipe municipal se traduz em uma média de três novas soluções digitais por mês, um testemunho da nossa ágil capacidade de inovação e resposta às demandas sociais e ambientais”, ressalta o secretário municipal de Tecnologia, Murilo Sodré.

O mais recente Ranking da Connected Smart Cities comprova o compromisso da cidade com a transparência e a boa governança. O estudo classifica Itajaí acima de São Paulo em Governança. O Município ocupa a 17ª posição nacionalmente, em contraste com a 70ª posição de São Paulo.

Ferramentas para monitoramento e gestão de desastres naturais

Outro case de sucesso apresentado na COP28 foi o portal Gestão de Desastres de Itajaí. Desenvolvida através do software de geolocalização Arcgis, a ferramenta possui o registro detalhado de alagamentos e deslizamentos que ocorreram na cidade. Além disso, há informações que foram coletadas pela população e pela Defesa Civil de Itajaí e publicadas no aplicativo Conecta.Í, que permitiram a tomada de decisões de maneira rápida e eficaz, direcionando intervenções imediatas com base nas áreas afetadas e nos níveis de urgência.

O site concentra ainda informações de ocorrências compartilhadas entre diversos órgãos, como Defesa Civil, 7°Batalhão de Bombeiros Militar e Guarda Municipal. Entre elas estão: resgate de pessoas e animais, deslizamento de terra, desabamento, deslocamento para abrigo, queda de poste, etc.

O portal também conta com informações sobre abrigos para pessoas e animais abertos no município no período de chuvas. Outro serviço disponível é o monitoramento dos rios, através de gráficos com dados dos níveis dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim dos municípios de Blumenau, Brusque, Rio do Sul e Itajaí.

Com o mapeamento e localização exata das ruas da cidade atingidas pelas inundações, a ferramenta possibilitou a organização de mutirões de limpeza na fase pós-impacto, por parte da Secretaria Municipal de Obras. A ação tinha o intuito de remover detritos e lama, além de contribuir na recuperação da cidade.