Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Reservatórios de Itajaí seguem em nível crítico neste sábado (18)

Ainda há dificuldade de tratamento da água captada no rio Itajaí-Mirim
Data de inclusão: 18/11/2023 17:18

O sistema de abastecimento de Itajaí segue em situação crítica neste sábado (18) devido à dificuldade de tratamento da água captada no canal retificado do rio Itajaí-Mirim, o que ocasionou o esvaziamento dos reservatórios. O problema é decorrente das fortes chuvas que atingiram todo o Vale do Itajaí.

O Semasa pede aos consumidores de Itajaí e Navegantes que façam uso racional de água. Baixa pressão e falta d’água podem ocorrer em qualquer bairro da área urbana de ambas as cidades e, por esta razão, imóveis que ainda possuem reservação em caixas d’água e cisternas podem contribuir para que a água da rede tenha melhor distribuição ao economizarem.

A água bruta no principal ponto de captação utilizado pelo Semasa apresenta medições de turbidez próximas dos 3.000 ntu (unidades de turbidez), sem nunca ter ficado abaixo dos 1.000 ntu desde a madrugada de sexta-feira (17). O valor limite para o funcionamento otimizado da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque é 100 ntu. Com o excesso de turbidez, o sistema tem o funcionamento interrompido constantemente para limpezas de filtros e decantadores.

Os principais reservatórios de Itajaí, na ETA São Roque, estão com menos de 10% da capacidade. Arapongas tem reservação de cerca de 23% e Morro Cortado, Morro da Cruz e Cabeçudas encontram-se vazios. Em função da baixa pressão na rede, as bombas (boosters) que enviam água aos pontos altos não conseguem operar. Pela mesma razão, o envio de água a Navegantes também não alcança os volumes usuais.
O sistema de tratamento do bairro Limoeiro, na área rural, está funcionando normalmente e possui reservação de cerca de 30%. Também não há relatos de problemas no Brilhante e no Campeche.

 

Imagens relacionadas

Reservatórios de Itajaí seguem em nível crítico neste sábado (18)
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí