Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Semasa inaugura reforma geral na Estação de Tratamento de Água do bairro São Roque

Cerimônia ocorre nesta terça-feira (31), às 14h30, na sede da ETA
Data de inclusão: 30/10/2023 16:19

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (Semasa) inaugura, nesta terça-feira (31), a reforma geral da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro São Roque. O espaço da sede administrativa foi revitalizado, junto com a recuperação estrutural dos tanques e reservatórios. A cerimônia é aberta à comunidade e ocorre às 14h30. O investimento nas obras foi de R$ 4 milhões.

A reforma contemplou a revisão da parte estrutural com uma nova fachada. Além disso, a estação conta com um novo sistema elétrico e hidráulico, pintura, reforma do telhado, reforma e cobertura das passarelas e das grades de proteção no acesso aos tanques, reforma do setor de bombas, instalação de elevador, paisagismo, implantação de rampas e novos revestimentos.

O espaço também recebeu novas salas. Entre elas estão cozinha e refeitório, sala de reuniões, sala de servidor de rede, sala dos servidores e gestão, auditório para eventos institucionais e educacionais e novos banheiros. O projeto teve como diretrizes a economicidade, eficiência energética, durabilidade e a flexibilidade de layout. O local se tornou um ambiente mais adequado para a visita técnica de escolas e universidades, com melhor atendimento aos alunos.

Os tanques de tratamentos receberam reparos preventivos para evitar perdas de água. A ETA São Roque tem três reservatórios, em dois deles foram feitos serviços de recuperação estrutural e pintura. Enquanto em um tanque foi necessário apenas a pintura. A capacidade total deles é de 8,1 milhões de litros de água tratada.

Sobre o local

Esta é a primeira reforma geral da sede administrativa da ETA São Roque, que foi inaugurada em 1978. A estação coordena o tratamento da água captada no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim. Além disso, o espaço realiza o armazenamento e a distribuição para abastecer Itajaí e Navegantes, com capacidade para produzir 1.200 litros de água tratada por segundo.

A ETA possui ainda o centro de telemetria, onde é controlado os sistemas de água e esgoto de toda a cidade, que foi ampliado durante a reforma. A estação também conta com o laboratório de análises de qualidade de água, que também recebeu melhorias.

A Estação de Tratamento de Água está localizada na rua Antônio José Cuco, nº 610, bairro São Roque.

Imagens relacionadas

Semasa inaugura reforma geral na Estação de Tratamento de Água do bairro São Roque
Semasa inaugura reforma geral na Estação de Tratamento de Água do bairro São Roque
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí