Itajaí decreta Estado de Emergência Hídrica

Documento busca mitigar e prevenir os efeitos de possível desabastecimento de água por conta do elevado volume de chuvas
Data de inclusão: 08/10/2023 21:11

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, decretou, na noite deste domingo (08), Estado de Emergência Hídrica no Município, considerando o elevado volume de chuvas, a tendência de elevação do nível dos rios e o alto índice de turbidez no Rio Itajaí-Mirim. O decreto baseou-se no ofício número 334/2023, apresentado pelo Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa).

No decreto, é alertada a possibilidade de desabastecimento em razão das dificuldades em operar o sistema das estações de tratamento de água. O Semasa, em conjunto com os demais órgãos da administração municipal, deverá adotar medidas destinadas à prevenção e mitigação dos efeitos do desabastecimento e poderá requisitar veículos, equipamentos, materiais e servidores públicos, além de atuar emergencialmente na aquisição de insumos necessários para atender serviços essenciais.

O decreto entra em vigor a partir deste domingo pelo prazo de 180 dias.

Itajaí decreta Estado de Emergência Hídrica