Município de Itajaí promove seminário de Enfrentamento às Violências na Infância e Adolescência

Evento acontece ao longo desta quinta-feira (14), no auditório da Secretaria de Educação
Data de inclusão: 14/09/2023 09:56

O Município de Itajaí, por meio das secretarias de Educação, Saúde e de Assistência Social, promove o 1º seminário “Enfrentamento às Violências na Infância e Adolescência: As Políticas Públicas e as Reflexões do Campo”. O evento acontece nesta quinta-feira (14), no auditório da secretaria de educação de Itajaí e conta com cinco palestrantes na programação. Agentes públicos municipais levarão esclarecimentos acerca das políticas públicas municipais, assim como a importância das discussões teóricas do campo. Para acessar a programação completa do seminário, basta fazer o download do documento disponível no final desta matéria.

O Seminário compõe o plano de trabalho do programa de Saúde Escolar e do programa da Diversidade Étnico-racial, de Gênero e de Combate ao Bullying, e tem objetivo de promover reflexões e auxiliar as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino para seus encaminhamentos cotidianos. A secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso, ressalta a importância da escuta ativa quando o aluno relata alguma situação.“Precisamos estar atentos aos sinais para darmos os devidos encaminhamentos. Nosso papel nas unidades é ouvir e fazer o devido relato às autoridades”, pontuou a secretária.

“O nosso seminário está ancorado no decreto estadual nº 3644, de 13 de dezembro de 2001, que regulamenta as ações do dia estadual de mobilização pelo fim da violência e exploração sexual infanto – juvenil, lembrado sempre no dia 24 de setembro. E no âmbito federal, este evento está associado à campanha do Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio”, explicou a supervisora de Assistência ao Educando – Saúde Escolar, Ana Paula Rudolf.

A terapeuta ocupacional e servidora da diretoria da Vigilância Epidemiológica da Vigilância das Violências da Secretaria de Saúde de Itajaí, Carmem Dacol, iniciou o seminário na manhã desta quinta-feira (14), com dados epidemiológicos de 2009 a 2022, acerca das violências interpessoais contra crianças e adolescentes residentes na cidade.

Quase 70% das denúncias são de negligência ou abandono

De acordo com os dados apresentados pela terapeuta ocupacional, 68% das denúncias registradas são de negligência ou abandono e ocorrem com maior frequência em crianças do sexo feminino. Ainda segundo o levantamento apresentado, em 2018 foram 153 ocorrências envolvendo crianças menores de um ano e em 2021, 78 registros de violência contra crianças de 5 a 9 anos de idade.

“O que percebemos com esse levantamento também é que a maioria dos registros ocorre na residência e o principal autor da violência é a própria mãe da criança. As zonas territoriais onde prevalecem as notificações se concentram nos bairros mais populosos de Itajaí, como o Cidade Nova, São Vicente e Cordeiros. Lembrando que existem diferentes formas de violência: física, verbal, a de negligência e abandono (que é a que mais registramos aqui na nosssa cidade), entre outras”, esclareceu Carmem Dacol.

Canais de Denúncia

Em caso de denúncias, os professores, diretores ou qualquer pessoa que tenha observado algum ato de violência, deve entrar em contato com o órgão competente, como o Disque Direitos Humanos 100; 181 – Polícia Civil; 180 – Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência ou ainda a Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí – (47) 3249-5541.