CEI do Campeche aplica projeto de vivências sustentáveis

Ação foi realizada em parceria com o Semasa, INIS e Horto Municipal
Data de inclusão: 12/09/2023 15:40

O Projeto “Nós adotamos Vivências Sustentáveis”, desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil (CEI) Katiuscia da Graça Vicente, do bairro Campeche, ganhou um novo capítulo nesta semana. A ação foi realizada em parceria com o Semasa, Instituto Itajaí Sustentável (INIS) e Horto Municipal.

Técnicos do Semasa instalaram um novo Sistema de Captação da Água da Chuva na unidade. Com esse sistema, por exemplo, a unidade já experimenta o reaproveitamento de água para as atividades do dia a dia, como limpeza dos espaços externos e a manutenção da horta.

O INIS também participou deste novo momento do projeto e realizou a doação de mudas de plantas e árvores nativas que deram início a um bosque da unidade. Já os profissionais do Horto Municipal, auxiliaram as crianças e professores na implementação da horta escolar e dos canteiros de flores.

O projeto foi idealizado pela agente de atividades em educação, Silvana Débora dos Santos e envolve todas as 69 crianças do Centro de Educação Infantil. O objetivo é construir valores ambientais, por meio da pesquisa comunitária sobre o tema sustentabilidade, implementação da arborização com mudas de árvores frutíferas, horta escolar, sistema de coleta da água da chuva, oficina de fabricação de papel reciclável, oficina de compostagem e a reciclagem enfatizando os 5 Rs (REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR, REPENSAR E RECUSAR).

“Aliado a tudo isso também temos a urgente necessidade de agir de forma interventiva, que venha a contribuir no desenvolvimento cognitivo, cultural e social da criança. Nossa intenção é levar o conhecimento sobre o meio ambiente, de forma a tornar a natureza menos estrangeira na vida das nossas crianças. Além disso, também queremos que elas reconheçam o impacto que os danos ambientais têm causado nas nossas vidas, a importância da preservação do meio ambiente e da defesa dos direitos ambientais e ecológicos, com atitudes conscientes sobre a preservação, com a mão na terra e muito estímulo”, destacou a agente de atividades Silvana Débora dos Santos.

Ação movimenta CEI

A ação em prol do meio ambiente foi realizada na tarde desta segunda-feira (11), e contou ainda com a exposição “Desvendando Mar Adentro”, do INIS, que reúne materiais retirados dos rios e da praia e apresenta a importância da preservação dos mares e rios.

Como momento de celebração, as crianças e professores contemplaram a apresentação do Boi de Mamão Contra a Poluição, realizada pelos alunos da Escola Básica Aníbal César. Foi uma uma intervenção lúdica de educação ambiental por meio do folclore local, que envolveu 25 alunos e que também tiveram uma tarde diferente, em meio à zona rural de Itajaí, com mais contato com a natureza.

“Perceber que todo o trabalho que vem sendo realizado desde março com nossos pequenos está sendo reconhecido, tanto pelas crianças e famílias, como pelos parceiros, que de uma forma ou de outra, estão presentes em nossas rotinas, é muito gratificante. Ouvir as crianças cobrarem de seus próprios pares o descarte correto do lixo, a torneira desligada ou a luz apagada, nos faz perceber que tudo tem valido a pena”, declarou a diretora do CEI, Charlene de Oliveira Machado.

CEI do Campeche aplica projeto de vivências sustentáveis