Itajaí doou quase 20 toneladas de alimentos em seis meses

Programa de Aquisição de Alimentos (Cesta Verde) é uma das iniciativas que garante segurança alimentar para famílias vulneráveis
Data de inclusão: 31/08/2023 15:07

Desde que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), chamado de Cesta Verde, foi implementado em Itajaí, em março deste ano, foram doadas quase 20 toneladas de alimentos para famílias em vulnerabilidade social. O município é pioneiro na região nesta iniciativa e se destaca ainda com outras frentes de trabalho para acesso à alimentação de qualidade.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e os produtos doados incluem alimentos variados da agricultura familiar de Itajaí, como frutas, legumes, verduras, entre outros. Neste programa, são contempladas as pessoas atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que estão inscritas no CadÚnico, do Governo Federal, conforme critérios de vulnerabilidade.

Além dos usuários do CRAS, a população em situação de rua também é beneficiada com os alimentos. São mais de 5,4 mil refeições ofertadas mensalmente por meio do Centro Pop e da Casa de Apoio, entre lanches, almoços e jantas.

“O acesso à alimentação adequada e segura é um direito constitucional e fortemente defendido em Itajaí. As famílias em vulnerabilidade social ainda podem ser atendidas com outros programas: Bolsa Família, Cartão Social, Auxílio Gás, Auxílio Natalidade, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, ressalta a secretária de Assistência Social, Neusa Girardi.

Além disso, cerca de 35 mil crianças também são beneficiadas com refeições completas e nutritivas. A merenda da Rede Municipal de Ensino é destaque pela quantidade e qualidade: são mais de um milhão de refeições por mês, com cardápios variados montados por nutricionistas.

O Município também assiste ao público que necessita de alimentação por sonda. Esses pacientes, adultos e crianças, recebem a alimentação pelo Sistema Único de Saúde e são acompanhados mensalmente.

Conferência discute a Segurança Alimentar
Nesta quarta-feira (30), as políticas públicas para garantir o direito à alimentação adequada foram pauta da 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí. O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí (COMSEA) na Univali, elaborou propostas que atendam às necessidades nutricionais da população itajaiense e promovam o equilíbrio alimentar nos diferentes contextos e realidades. Durante a conferência, também foram eleitos os delegados que vão representar o município e as pautas locais na conferência Estadual sobre o tema.

Itajaí doou quase 20 toneladas de alimentos em seis meses