Inscrições para oficinas do 25º Festival de Música encerram com mais de 450 inscritos

Atividades ocorrerão de 02 a 07 de setembro
Data de inclusão: 31/08/2023 10:41

As inscrições gratuitas para as 27 oficinas do 25º Festival de Música de Itajaí encerraram na última quarta-feira (30) com o total de 468 inscritos. Há participantes de 47 cidades, de cinco estados do Brasil e também do Chile. Os cursos ocorrerão entre os dias 02 e 07 de setembro, de forma presencial, e serão ministrados por profissionais de renome nacional e internacional, em práticas e técnicas em música e tecnologia.

Os locais das aulas serão a Casa da Cultura Dide Brandão, o Museu Histórico de Itajaí, a Sociedade Guarani, o Salão Paroquial da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, o Estádio Marcílio Dias e a Sede da Banda Filarmônica de Itajaí (Escola Aníbal César).

As oficinas terão carga horária total de 12 horas, com aulas de duas horas por dia, durante seis dias. Para obter o certificado de participação é necessário ter 75% de presença, ou seja, 9h de presença confirmada. No dia 08 de setembro (sexta-feira), a partir das 13h30, ocorrerão as apresentações de encerramento dos cursos, no Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer).

“O núcleo de oficinas é considerado o coração do nosso festival, acontece desde a primeira edição e é uma das principais marcas do evento, que alia a parte das apresentações, dos shows, com a formação”, comenta Mario Jr. (Mariozinho), músico e coordenador das oficinas do festival.

O diretor do Conservatório de Música de Itajaí, Eliezer Patissi, ressalta que a maioria das oficinas do festival já são tradicionais e aguardadas pelos alunos, mas a cada ano surgem novidades tanto nos métodos quanto no formato e no nome dos ministrantes.

“Cada vez mais agregamos novidades com temas que relacionam música, tecnologias, métodos e acessibilidade. Músicos já experientes e em formação aguardam pelo festival para colocarem em prática conhecimentos, trocarem ideias e verem de perto artistas de renome internacional”, afirma Eliezer.

O 25º Festival de Música de Itajaí será de 01 a 08 de setembro. Trata-se de uma realização do Município de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí, em parceria com o Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Niehues, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Câmara Setorial de Música de Itajaí.

O que os alunos devem trazer para as oficinas

Os alunos devem trazer instrumentos nas oficinas de guitarra, violão, contrabaixo, sopros, par de baquetas e pad de estudos de bateria, pandeiro, tamborim, repique, teclado e fone de ouvido. Além disso, indica-se trazer estante de partitura e cabos para plugar instrumentos.

Confira a lista das oficinas, ministrantes, por horário:

De 02 a 07 de setembro, das 9h30 às 11h30
Metais – prática, performance e interpretação MPB – Profe. Fernando Deddos - -Local: Banda Filarmônica

De 02 a 07 de setembro, das 13h30 às 15h30
Bateria Musical em Vários Estilos - Prof. Cuca Teixeira - Local: Casa da Cultura – Auditório
Contrabaixo Elétrico - Prof. Rogério Botter Maio - Local: Museu – Anexo
Criação Musical - Prof. Arismar do Espírito Santo - Local: Museu – Salão Nobre
Educação Musical Inclusiva para pessoas com deficiência visual - Prof. Isabel Bertevelli - Local: Casa da Cultura – Galeria 2
Engenharia de Som - Prof. Alécio Costa - Local: Casa da Cultura – Galeria 1
Guitarra - Prof. Djalma Lima - Local: Casa da Cultura – Sala Dança
Harmonia - Prof. Rafael dos Santos - Local: Casa da Cultura – Sala Leitura
Piano - Prof. Cristovão Bastos - Local: Casa da Cultura – Música 1
Prática de Choro - Prof. Rogério Caetano-Local: Casa da Cultura – Sala Prática
Saxofone: Processos de Produção Sonora; Articulação/Pronúncia; Prática de Execução em Naipe. - Prof. Felipe Moritz- Local: Casa da Cultura – Sala Artes
Toque de Bamba - Prof. Diego Oliveira -Local: Estádio Marcílio Dias
Trombone - Prof. Rony Ferreira-Local: Banda Filarmônica
Trompete no Jazz/MPB - Prof. Bruno Soares-Local: Banda Filarmônica
Voz "corpo-canção" - Prof. Juliana Amaral-Local: Salão Paroquial Igreja Matriz

De 02 a 07 de setembro - das 16h às 18h
Arranjo - Prof. Cristovão Bastos -Local: Casa da Cultura – Música 1
Contrabaixo Acústico - Prof. Rogério Botter Maio-Local: Museu – Anexo
Educação Musical e Mediação Sensível - Prof. Ricardo Moura-Local: Casa da Cultura – Galeria 2
Improvisação - Prof. Djalma Lima -Local: Casa da Cultura – Sala Dança
MPB - Música: Poesia Brasileira? - A arquitetura de uma canção popular com centralidade na letra - Prof. João Cavalcanti - Local: Casa da Cultura – Sala Leitura
MPB Coral – A linguagem coral na MPB - Prof. Pablo Trindade-Local: Salão Paroquial Igreja Matriz
Percussão, Educação Musical E Autismo - Prof. Rodrigo Gudin Paiva-Local: Sociedade Guarani
Prática de Conjunto - Prof. Rafael dos Santos-Local: Museu – Salão Nobre
Produção Musical e Artística - Prof. Luiz Meira-Local: Casa da Cultura – Galeria 1
Samba de Bateria, a linguagem afro dos tambores para percussionistas e bateristas - Prof. Diego Zangado-Local: Casa da Cultura – Auditório
Violão no século XXI: novas abordagens tecnico-musicais.- Prof. Paulo Porto Alegre-Local: Casa da Cultura – Sala Artes
Violino, rabeca, viola e violoncelo na MPB - Prof. Ricardo Herz-Local: Casa da Cultura – Sala de Prática

As inscrições foram deferidas por ondem de credenciamento, sendo que no caso das inscrições realizadas em repetição para o mesmo horário, foi considerado o último cadastramento. Segue abaixo lista das inscrições deferidas por curso (ao final da matéria, embaixo das fotos), ressalta-se que as inscrições em suplência não foram incluídas nesta listagem, visto que não houve formalização de desistentes.

Confira a programação completa dos shows neste link.
festivaldemusica@itajai.sc.gov.br