Confira a programação completa do 25º Festival de Música de Itajaí

Apresentações acontecem de 01 a 08 de setembro, com entrada 100% gratuita
Data de inclusão: 25/08/2023 10:17

A 25ª edição do Festival de Música de Itajaí contará com 27 oficinas e mais de 20 atrações, entre shows e apresentações itinerantes. O evento ocorrerá de 01 a 08 de setembro, com uma programação 100% gratuita. Encontros entre artistas da região e artistas convidados da cena nacional também marcarão esta edição histórica do festival, que apresentará ainda um documentário e o show “Festival 25 anos”.

Considerado uma das maiores e mais tradicionais mostras musicais do Brasil, o Festival de Música de Itajaí busca contemplar a formação e a qualificação dos músicos participantes. Os palcos do festival homenagearão artistas que se apresentaram e deixaram sua marca no evento. Nesta edição, os destaques serão as cantoras Gal Costa e Leny Andrade e o maestro Marcos Leite.

Na Praça da Igreja Matriz estará o Palco Gal Costa (1945-2022). Já a Praça Arno Bauer, localizada entre a Casa da Cultura e o Museu Histórico, contará com o Palco Marcos Leite (1953-2002). No pátio interno da Casa da Cultura será montado o Palco Leny Andrade (1943-2023), onde acontece a “Hora da Sineta” nos intervalos das oficinas.
Durante o dia, ocorrerão as oficinas de formação musical para estudantes, profissionais da música e interessados nos temas. Ao final da tarde e noite, acontecem os shows. Estão confirmados artistas de renome, como Gilberto Gil, Chico César, Ordinarius, Camerata Florianópolis, entre outros. Após as apresentações, a programação se estende com rodas de choro e as tradicionais jam sessions, em dias alternados, no Centro de Cultura Popular – Mercado Público. A programação conta com bandas base e abertura para participações nas famosas “canjas” e “improvisos musicais”.

“O Festival continua sendo a coisa fantástica e grande que sempre foi. Mas, neste ano em especial, completamos um quarto de século de história, são 25 anos trazendo essa gama imensa de conhecimento musical e interação entre músicos do Brasil inteiro. Houve um desabrochamento da música, dos artistas, dos trabalhos locais. Tudo isso, essa dinâmica e o contexto que se formou, o Festival trouxe para nossa cidade, para toda a região e para o nosso estado de Santa Catarina”, afirma Arnou de Melo, coordenador geral do Festival de Música.

O Festival de Música de Itajaí é uma realização do Município e da Fundação Cultural de Itajaí, em parceria com o Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Niehues, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Câmara Setorial de Música de Itajaí.

Confira a programação do 25º Festival de Música de Itajaí:

01/09 (sexta-feira)
20h – Show “Do Avesso” de Elisa Cordeiro - Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)

02/09 (sábado)
18h30 – Confluência - Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)
20h30 – Camerata Florianópolis - Palco Gal Costa (Praça da Igreja Matriz) - Acessibilidade em libras

03/09 (domingo)
18h30 – Bárbara Damásio convida João Cavalcanti e Daniel Fagundes - Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)
20h30 – Chico César - Palco Gal Costa (Praça da Igreja Matriz) - Acessibilidade em libras

04/09 (segunda-feira)
18h30 – Exibição do documentário sobre Arnou de Melo e Show da Banda Itajazz convida Arismar do Espírito Santo e Gabriel Grossi - Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)
20h30 – Ordinarius - Palco Gal Costa (Praça da Igreja Matriz) - Acessibilidade em libras