Grupo Ordinarius realiza show em homenagem a Pixinguinha no Festival de Música de Itajaí

Apresentação será dia 04 de setembro, no Palco Gal Costa, na Praça da Igreja Matriz
Data de inclusão: 23/08/2023 19:09

O septeto vocal e percussivo Ordinarius apresentará no dia 04 de setembro (segunda-feira), no Palco Gal Costa (Praça da Igreja Matriz), às 20h30, o show “Pizindim” que reúne canções de Pixinguinha e temas clássicos atemporais. O grupo retorna a Itajaí pela terceira vez, na 25ª edição do Festival de Música de Itajaí. O show é gratuito, sem cobrança de ingresso, e haverá uma cobertura e cadeiras limitadas.

No ano em que completa 50 anos da partida de Pixinguinha, o grupo lançou um álbum dedicado à sua obra, mergulhando em suas composições como já havia feito no álbum "Rio de Choro", de 2015, ao gravar "Rosa", parceria com Otávio de Souza. Clássicos como "Um a Zero", "Urubatã" e "Lamentos" estão presentes no projeto, que visita um repertório marcado pelas formações instrumentais de choro em versões que utilizam as vozes como instrumentos principais e as percussões como complementos cheios da riqueza da rítmica brasileira.

No show "Pizindim", o Ordinarius apresenta as canções gravadas no álbum, além de outros clássicos atemporais, como o antigo "André de Sapato Novo", de André Correa, e "Um Chorinho em Cochabamba", de Edu Neves e Rogério Caetano.

Os arranjos originais de Augusto Ordine são executados pelo septeto formado em 2008. Integram o grupo Maíra Martins, Mateus Xavier, Fabiano Salek, Matias Correa, Beatriz Coimbra e Antonia Medeiros, além do próprio arranjador.

O grupo utiliza a voz como instrumento principal e a percussão como sua perfeita combinação. Os arranjos vocais são a cappella ou com o auxílio de violão, cavaquinho e instrumentos percussivos variados. Ritmos brasileiros como choro, baião, samba e ijexá são visitados pelo grupo, que é um moderno representante de uma cultura brasileira atemporal.

O septeto realiza shows pelo país e é também sucesso internacional. Neste ano, em que o Festival de Música completa 25 anos de história, o retorno do grupo à cidade durante o evento é ainda mais especial.

“O grupo Ordinarius faz parte desta história. Eles já se apresentaram no festival outras duas vezes. E, além disso, um dos integrantes, o Fabiano Salek, é filho do grande maestro Marcos Leite, que neste ano é homenageado e dá nome ao palco localizado na Praça Arno Bauer. O Marcos ministrou oficinas, regeu muitos cantores por aqui e ajudou a estruturar os nossos primeiros festivais”, ressalta o superintendente administrativo das Fundações, Normélio Weber.

Festival de Música de Itajaí

O 25º Festival de Música de Itajaí será de 01 a 08 de setembro e terá mais de 20 shows e apresentações de rua com atrações de abrangência local, estadual e nacional, além de 27 oficinas de formação. Trata-se de uma realização do Município de Itajaí e da Fundação Cultural, em parceria com o Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Niehues, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Câmara Setorial de Música de Itajaí.

A programação completa do festival será divulgada em breve e as inscrições para as oficinas gratuitas seguem abertas até o dia 30 de agosto (clique aqui) ou enquanto houver vagas.