Palcos do Festival de Música de Itajaí homenageiam artistas que fizeram história no evento

Gal Costa, Leny Andrade e Marcos Leite serão destaque nesta edição
Data de inclusão: 23/08/2023 12:11

Os palcos do 25º Festival de Música de Itajaí homenagearão artistas que se apresentaram e deixaram sua marca no evento. Desde o ano passado, a organização tem destacado artistas falecidos com vínculo com o festival. Nesta edição, os destaques serão as cantoras Gal Costa e Leny Andrade e o maestro Marcos Leite.

Na Praça da Igreja Matriz estará o Palco Gal Costa (1945-2022). A cantora e compositora apresentou-se no palco do Teatro Municipal de Itajaí acompanhada do músico catarinense Luiz Meira, no Festival de Música de 2007.

Já a Praça Arno Bauer, localizada entre a Casa da Cultura e o Museu Histórico, contará com o Palco Marcos Leite (1953-2002). O maestro, compositor e arranjador era ligado ao canto coral e a grupos vocais. Ministrou oficinas, apresentou-se com o grupo vocal Garganta Profunda nas primeiras edições e foi um dos grandes incentivadores do festival, contribuindo com trabalhos artísticos e técnicos desde a idealização do evento.

No pátio interno da Casa da Cultura será montado o Palco Leny Andrade (1943-2023), onde acontece a “Hora da Sineta” nos intervalos das oficinas. A cantora e compositora era madrinha do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues. A artista, conhecida como “Diva do Jazz Brasileiro”, apadrinhou o Conservatório junto com o grupo Zimbo Trio, padrinhos do Conservatório. Além disso, apresentou-se por duas vezes no Festival de Música de Itajaí.

O 25º Festival de Música de Itajaí será de 01 a 08 de setembro e terá mais de 20 shows e apresentações de rua com atrações de abrangência local, estadual e nacional, além de 27 oficinas de formação. Trata-se de uma realização do Município de Itajaí e da Fundação Cultural, em parceria com o Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Niehues, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Câmara Setorial de Música de Itajaí.

A programação completa do festival será divulgada em breve e as inscrições para as oficinas gratuitas seguem abertas até o dia 30 de agosto (clique aqui) ou enquanto houver vagas.